05/05/2008 - 16:06

STJ fará pesquisa para conhecer necessidades de advogados

Do site do Conselho Federal

05/05/2008 - Nos próximos dias, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) irá realizar uma pesquisa de opinião com um de seus principais públicos: os advogados. O estudo, inédito no formato, tem o objetivo de conhecer melhor as necessidades desse segmento para que o atendimento do Tribunal seja cada vez melhor. No início de maio, serão ouvidos 400 advogados que atuam ativamente no STJ. A partir dos resultados, o Tribunal revisará seus procedimentos para torná-los mais eficientes e adequados aos interesses dos advogados.

Mais que uma pesquisa, a consulta traduz o desejo do STJ de ser modelo na prestação de uma justiça rápida e acessível. O estudo concretiza um canal de comunicação em que o destinatário dos serviços do Tribunal expressa, livre e anonimamente, suas opiniões, avaliações, sugestões e críticas. Os advogados entrevistados integrarão um painel de usuários que serão posteriormente convidados a avaliar ações e serviços específicos do Tribunal.

O trabalho terá outras duas vertentes de investigação. Uma, que envolverá a população em geral, ouvirá mais de 2.000 pessoas em 11 cidades de todo o País. Outra, de caráter qualitativo, entrevistará 32 representantes de segmentos representativos da sociedade, como parlamentares, empresários e jornalistas. Essas duas modalidades já foram objetos de uma primeira sondagem, realizada em 2006.

Naquele momento, os levantamentos serviram mais ao trabalho de comunicação do Tribunal, visando atender demandas identificadas. Agora, com um dos objetivos voltado aos serviços e produtos do STJ como um todo, pretende-se que a pesquisa contribua para a definição estratégica da instituição. A pesquisa ainda medirá, com precisão, os resultados do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal