11/09/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Subseção promove palestra para comemorar Dia Internacional Do Idoso

OAB/Niterói comemora Dia Internacional do Idoso

 

Do site Niterói Online

11/09/2008 - A OAB/ Niterói comemora o Dia do Idoso propondo uma reflexão sobre a situação da terceira idade no País. Para ilustrar o evento foi programada uma palestra a ser realizada no dia 1º de outubro, às 18 horas, no auditório da entidade, no Centro da cidade.

A comemoração contará com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da Universidade da Terceira Idade (Univerti), do Judiciário, da 16ª Subseção e da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Niterói e São Gonçalo (AAPNSG).

No Brasil, o Dia Nacional do Idoso é celebrado em 27 de setembro. Criado em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, serve para discutir a condição dos idosos no País, seus direitos e dificuldades. No dia 1º de outubro, se comemora o Dia Internacional do Idoso.

A palestra da OAB/Niterói, aberta ao público, discutirá assuntos de interesse da terceira idade, lembrando que o Brasil tem hoje o Estatuto do Idoso (Lei nº 10741, de 1º de outubro de 2004), que regulamenta os direitos das pessoas com mais de 60 anos em temas como saúde, transporte, lazer e atendimento prioritário, que é referência para todos os países.

O estatuto deve ser seguido por todos. Afinal, respeitar e ouvir o idoso são obrigação de toda a sociedade. Dentre os problemas enfrentados pelas pessoas nessa faixa etária, em seu dia-a-dia, estão: a perda de contato com o trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, depressão, abandono da família, falta de projetos e atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde.

Abrir WhatsApp