30/03/2009 - 15:49

Subsede da Ordem no Complexo de Gericinó já é uma realidade

Da redação das Tribuninhas

27/03/2009 - "Toda contribuição para melhorar as condições de trabalho dos advogados deve ser respeitada, ainda mais se representar uma necessidade eminente dos profissionais". Foi com esta frase que o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, inaugurou a subsede da Ordem no Complexo Penitenciário de Gericinó, no dia 16 de março. O pleito levado à diretoria da Seccional pelo presidente da OAB/Bangu, Ronaldo Bittencourt Barros, concebe uma reivindicação antiga dos advogados criminalistas que atendem no Complexo, e não encontravam as mínimas condições para exercerem suas funções. "Os profissionais não tinham nem água, muito menos como digitar uma petição", salientou Vanuce Cândez, representante da nova subsede. "A nossa rotina se resumia em um constante vai e vem. Atendemos nossos clientes em Gericinó, e só podíamos trabalhar no Centro de Bangu", assinalou o advogado criminalista Anderson de Barros Vieira.

Mais de 80 advogados vão ao Complexo, diariamente, para atender aos mais de 23 mil presos divididos nas 24 casas de detenção. A nova subsede da Ordem oferece a esses profissionais toda a estrutura encontrada nas demais sedes da OAB/RJ, como Sala dos Advogados, com dois computadores modernos, TV e aparelho de DVD; Escritório Compartilhado, para um atendimento reservado à família dos presos; além, é claro, dos serviços básicos, como máquina de xerox, impressora e água. "Tenho muito respeito à administração do presidente Wadih por conseguir concretizar este projeto", afirmou Ronaldo Bittencourt Barros. Para o presidente da 31ª Subseção, esta é uma conquista não só para os advogados de Bangu ou do Rio, e sim para os profissionais de todo o Brasil.

Em visita a Penitenciária Industrial Esmeraldino Bandeira, no mês de fevereiro, uma comitiva da OAB/RJ - que contou com a presença de Wadih Damous, do diretor do DAS, Felipe Santa Cruz, e da presidente da Comissão de Direitos Humanos, Margarida Pressburguer - conferiu a falta de condições encontradas pelos advogados dentro do Complexo Penitenciário. "Conhecer a situação a qual os profissionais de Direito eram obrigados a trabalhar, aumentou a vontade de oferecer a eles o necessário para amenizar tais condições", declarou Wadih em seu discurso de inauguração.

Segundo ele, os presidentes de subseções são os grandes responsáveis por levarem a Seccional as reivindicações dos profissionais de suas comarcas. "Graças à iniciativa do presidente Ronaldo Bittencourt este projeto virou realidade. Qualidade que se repete na maioria das subseções, pois, até hoje, nunca recebi um pleito que não representasse uma necessidade concreta dos advogados", acrescentou Wadih. O diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, destacou que através dessa parceria da Seccional com as demais sedes da Ordem no estado, diversas melhorias já foram levadas aos advogados, e outras já estão em fase de conclusão. "A função de toda OAB é trabalhar para o bem da advocacia", completou.

A cerimônia de inauguração contou, ainda, com a presença do secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz, com o integrante do comitê gestor da Caarj, Ricardo Menezes, com os presidentes das subseções do Méier e de Belford Roxo, Humberto Cairo e Antonio Santos, além de todos os membros da diretoria da OAB/Bangu.