27/03/2024 - 19:01 | última atualização em 27/03/2024 - 19:05

Takashi Yamauchi analisa a implementação do Balanço Socioambiental nas organizações do país

Biah Santiago

A Comissão de Direito de Sustentabilidade da OABRJ promoveu, nesta quarta-feira, dia 27, uma palestra do professor Takashi Yamauchi, que analisou a aplicação do Balanço Socioambiental - instrumento que prioriza a transparência nas organizações do país referente ao meio ambiente.

O evento, que pode ser assistido na íntegra no canal da Seccional no YouTube, ficou sob o comando do presidente da comissão, Cesar Augusto Kühner, em parceria com o presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OABRJ, Wanderley Rebello.

“A ideia foi trazer informações e transparência sobre os dados econômicos, levando em consideração as relações sociais e o respeito ao meio ambiente dentro das empresas”, explicou Rebello.

Takashi explicou que o balanço aponta um caminho mais sustentável para o desempenho das organizações.

“Primeiro, é preciso diferenciar o Balanço Socioambiental do relatório de atividades socioambientais. No balanço, existem normas que regulamentam todo esse processo. Ao desrespeitá-las, o custo operacional da empresa pode crescer”, disse o professor.

“Todo esse processo não nasceu ‘do nada’, pois existe um acordo mundial proposto pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) criou a NBC T15, que é a Resolução 1003, de 2004. Esse documento determinou, que, de 2006 em diante, todas as empresas devem fazer um balanço socioambiental para constar informações sobre as ações em favor da sociedade e do meio ambiente”.