18/12/2012 - 09:04 | última atualização em 18/12/2012 - 09:34

TJ empossa mais um desembargador

Jornal do Commercio

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) empossou mais um desembargador ontem. Mauro Pereira Martins atuava desde 2007 como juiz de direito de entrância especial da 4ª Vara Empresarial da Comarca da Capital. Ele foi eleito ontem, pelo critério de merecimento, em sessão do Órgão Especial, e foi conduzido ao plenário, para tomar posse, pelos padrinhos desembargadores Cláudio de Mello Tavares e Letícia Sardas.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, deu as boas-vindas ao novo desembargador da Corte durante a cerimônia de posse realizada logo após o término da sessão do Órgão Especial. "É com muito orgulho que nós o promovemos, por tudo que o senhor representa para o Judiciário fluminense", disse o presidente do TJ-RJ.

Mauro Martins se formou pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e atuou como defensor público antes de ingressar na magistratura estadual. Ele entrou na vaga da desembargadora Zélia Maria Machado dos Santos, na 5ª Câmara Cível do TJ-RJ.

O mais novo desembargador do Tl-RJ iniciou a carreira como magistrado em 1993, quando ingressou no tribunal como juiz substituto. No ano seguinte, foi promovido por merecimento ao cargo de juiz de Direito de 1ª entrância da 1ª a região judiciária. Ainda em 1994, também por merecimento, assumiu como juiz de Direito de 2ª entrância. Em 1997, pelo critério de antiguidade, foi promovido ao cargo de 38° juiz de Direito da região judiciária especial. Em 1999, atuou no VIII Juizado Especial Cível. Em 2003, pelo critério de antiguidade, o magistrado foi para a 27 a Vara Cível da Capital, e em 2007, para a 4ª Vara Empresarial da Comarca da Capital.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, também empossou ontem a juíza Andréa Maciel Pachá. A magistrada foi removida, por merecimento, para a 4ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital. Na mesma solenidade também foram empossados, por permuta, os juízes Leonardo Cajueiro D'Azevedo e Luciana Cesario de Mello Novais, nas 1ª e 2ª varas de São João da Barra, respectivamente. "Desejo sucesso, e só peço que mantenham o excelente padrão de qualidade de vocês a serviço da justiça", declarou o desembargador Manoel Alberto. Estavam presentes na solenidade de posse os juízes auxiliares da Presidência Carlos Augusto Borges e Sandro Pitthan Espíndola.

Na mesma sessão do Órgão Especial do TJ-RJ, oito magistrados foram removidos pelos critérios de antiguidade e merecimento para diversas serventias do estado. Por antiguidade, os juízes Glória Heloíza Lima da Silva, Marcos Antônio Ribeiro de Moura Brito, Ana Paula Cabo Chini, Paulo Roberto Corrêa e Eduardo José da Silva Barbosa foram removidos, respectivamente, para a 5ª Vara Cível Regional da Leopoldina, 6 a Vara Cível de Nova Iguaçu, III Juizado Especial Cível de Niterói, 9ª Vara Cível de Niterói e XIV Juizado Especial Cível da Capital.

Por merecimento, os magistrados Rose Marie Pimentel Martins, Daniel Vianna Vargas e Danielle Coutinho Cunha Gomes assumirão, respectivamente, a 1ª Vara Criminal de Niterói, a 7ª Vara Cível de Nova Iguaçu e a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de São Gonçalo.