30/09/2008 - 16:06

Toma posse no TJ-RJ nova desembargadora

Do Jornal do Commercio

30/09/2008 - Tomou posse ontem no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, por merecimento, a juíza titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Teresa de Andrade Castro Neves. Ela atuou também, por dez anos, na 17ª Vara Cível do Rio. A magistrada foi conduzida ao plenário do Órgão Especial, onde foi empossada, pelas desembargadoras Valéria Maron e Wany do Couto Faria - suas madrinhas na cerimônia. Estiveram presentes à solenidade de posse, entre várias autoridades, a primeira dama Adriana Ancelmo Cabral, representando o governador Sérgio Cabral Filho; o presidente da Comissão Estadual dos Juizados Especiais, desembargador Thiago Ribas Filho; e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado (Amaerj), Roberto Felinto.

Teresa de Andrade Castro Neves formou-se em 1988 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e entrou na magistratura em 2 de dezembro de 1991, quando tomou posse como juíza substituta. Em 8 de maio de 1998 foi promovida, por merecimento, a juíza titular da 17ª Vara Cível e, em 18 de dezembro do ano passado, recebeu a titularidade da 2ª Vara da Fazenda Pública. Ela atuou também em outras Varas Cíveis, em Varas de Órfãos e Juizados. É ainda professora de Direito Empresarial e colaboradora dos cursos da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj).

Após a prestação do compromisso legal e da leitura do termo de posse, o desembargador Sergio Cavalieri Filho saudou a nova desembargadora em nome do Tribunal. Ele falou da importância de um verdadeiro julgador que aplica a Justiça e o Direito. Os grandes e verdadeiros julgadores são aqueles que, tendo sensibilidade, realizam a justiça quando ela não é ainda encontrada na Lei, afirmou. Cavalieri destacou ainda: "A desembargadora Teresa é realmente uma grande julgadora que chega a este tribunal, e não apenas pelos dois grandes sobrenomes que carrega, mas pelas suas qualidades, competência e por sua própria luz".

A nova desembargadora foi saudada, em seguida, pela sub-procuradora de Justiça, Marija Rodrigues de Moura, que, representando o procurador-geral do Estado, Marfan Vieira, enfatizou as qualidades de Teresa de Andrade. Ela lembrou ainda de seus antepassados: o pai, que foi seu colega na antiga Faculdade do Catete, e seu avô, Luis Antonio Andrade. É com muita honra que Luis Antonio deve estar vendo agora a neta integrar este Tribunal, disse. Desejou ainda a desembargadora empossada forças físicas e intelectuais para continuar distribuindo bem a justiça.

Teresa de Andrade Castro Neves, emocionada, agradeceu a todos os presentes e disse representar a posse de hoje, em tese, o último degrau de sua carreira. Mas, segundo ela, esta etapa será vista com serenidade e a certeza de um novo caminho. E o que eu tenho a dar a este Tribunal é a minha paixão, apesar de sabedora das minhas imperfeições. E é isto que continuarei a fazer, afirmou. Finalizando a cerimônia, o presidente do TJ-RJ, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, descreveu a desembargadora como alguém que chega com êxito de trabalhos anteriores e capacidade para a função que irá exercer, num momento importante de renovação e intensidade.