17/01/2009 - 16:06

TRE efetiva Motta Moraes na presidência

Do jornal O Fluminense

17/01/2009 - Foi eleito e empossado, ontem, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Alberto Motta Moraes, que esteve interinamente na presidência desde outubro, com o afastamento de Roberto Wider. Ele ficará à frente do Tribunal Eleitoral pelos próximos dois anos. O desembargador Nametala Jorge ficou com o cargo de vice.

Além do presidente e vice eleitos, compunham a mesa a desembargadora federal Maria Helena Cisne, a procuradora regional eleitoral Silvana Batini e os juízes Luiz de Mello Serra, Jacqueline Montenegro, Célio Salim Thomaz Junior e Paulo Troccoli Neto. Em nome de todos os membros, o magistrado Mello Serra saudou os empossados, afirmando que tê-los como integrantes da atividade eleitoral só irá engrandecer esta justiça especializada.

"O presidente Motta já conquistou a todos com sua postura incansável e estilo peculiar de atuar na Justiça Eleitoral. Já o desembargador Nametala tem um currículo invejável que inclui 20 anos acumulando a função eleitoral quando era juiz", afirmou.

Motta substituía interinamente o desembargador Roberto Wider, então presidente, cuja atuação foi marcada pelo combate à corrupção. Nametala, que é niteroiense, já foi procurador federal. Ontem ele também foi empossado como membro efetivo do TRE.

Homenagens

O presidente eleito homenageou com entrega de medalhas a atual corregedora eleitoral fluminense, juíza Jacqueline Montenegro; o ex-procurador regional eleitoral Rogério Nascimento; o general Rui Monarca da Silveira; e o chefe de Estado- Maior da PM, coronel Antonio Carlos Suarez David.

"Estas personalidades realizaram um imenso serviço à Justiça Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro durante as eleições municipais de 2008", disse o desembargador.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, também seria homenageado, mas não pôde comparecer.

O Tribunal é composto por sete membros votantes, sendo dois desembargadores estaduais, um federal, dois juízes estaduais e dois advogados.