29/03/2022 - 13:38 | última atualização em 30/03/2022 - 11:04

COMPARTILHE

TRE-RJ lança Repositório de Mulheres Juristas

Projeto reúne dados para a elaboração de ações

Jornalismo OABRJ e Assessoria do TRE-RJ

Está no ar o formulário para cadastro no Repositório de Mulheres Juristas da Justiça Eleitoral Fluminense. Promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), a medida visa reunir dados de mulheres para utilização em futuras ações da corte voltadas para a promoção da política nacional de incentivo à participação feminina no Poder Judiciário.

Podem preencher o formulário magistradas, integrantes do Ministério Público e da Defensoria, advogadas, professoras, pesquisadoras, acadêmicas e servidoras. 

As interessadas devem incluir link do currículo na plataforma Lattes, além de citar obras e artigos publicados, participação em grupos de pesquisa ou bancas e atividades como palestrante. Os dados do repositório ficarão disponíveis para o público externo e poderão constar, também, do Repositório Nacional de Mulheres Juristas, administrado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Criada pelo CNJ, a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário busca incentivar todos os ramos e unidades do Poder Judiciário a adotar medidas que busquem assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional, propondo diretrizes e mecanismos que orientem os órgãos judiciais a atuar para incentivar a participação de mulheres nos cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.

Abrir WhatsApp