10/09/2008 - 16:06

TRE-RJ proíbe uso de celulares nas eleições

Do jornal O Globo

10/09/2008 - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRERJ), desembargador Roberto Wider, proibiu o uso de aparelhos celulares, câmaras fotográficas e de vídeo e de qualquer outro tipo de aparelho que capture imagens nas cabines eleitorais. Segundo o desembargador, o objetivo da proibição é impedir que grupos criminosos tentem coagir eleitores, obrigando-os a fotografar a tela da urna eletrônica para atestar o voto nos candidatos apoiados pelas quadrilhas.

"Com essa proibição, fica eliminada mais uma possibilidade de coação que vinha sendo anunciada por esses criminosos para atemorizar o eleitor do Estado do Rio de Janeiro",  afirmou Wider.

A decisão faz par te das medidas que estão sendo adotadas pelo TRE-RJ e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir que grupos armados tentem impor candidatos a eleitores de comunidades carentes.

Ocupação começa pela Maré e favelas de Jacarepaguá Ontem, na primeira reunião operacional no Comando Militar do Leste com representantes do TRE, das procuradorias de Justiça e da cúpula da segurança pública do Rio, ficou acertado que a ocupação começa amanhã no Complexo da Maré (com 16 comunidades) e nas favelas de Rio das Pedras, Gardênia Azul e Cidade de Deus, em Jacarepaguá, com tropas federais e equipes das polícias Civil e Federal, que ficarão responsáveis pelas prisões em casos de flagrantes.

As ocupações serão itinerantes e percorrerão as 24 áreas apontadas pela fiscalização do TRE como críticas.

O único a falar à saída da reunião foi o secretário de Segurança Pública do estado, delegado federal José Mariano Beltrame, que explicou que o trabalho das tropas será preventivo: "Eles irão simplesmente ocupar durante dois ou três dias, um período, para que os candidatos possam desenvolver ali a sua campanha eleitoral".

Depois, essas tropas irão de maneira itinerante para outros locais.

Participaram da reunião com representantes militares das três forças, o coordenador da Fiscalização da Propaganda Eleitoral no estado, juiz Luiz Márcio Pereira, designado para coordenar as operações junto com o CML; o chefe da Fiscalização, Luiz Fernando Santa Brígida; o chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro; o comandante de Polícia Militar, coronel Gilson Pitta Lopes; o chefe do Estado Maior da PM, coronel Antonio Carlos Suarez David, e o procurador regional eleitoral, Rogério Nascimento, entre outros.