11/12/2008 - 16:06

COMPARTILHE

TRT-1 aprova reivindicação OAB/RJ para a criação da 2ª Vara do Trabalho

TRT-1 aprova reivindicação OAB/RJ para a criação da 2ª Vara do Trabalho

 

 

Da redação das Tribuninhas

 

11/12/2008 - No último dia quatro de dezembro, atendendo a reivindicação apresentada pela diretoria da OAB/Nova Friburgo, o Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região autorizou a presidência do TRT a criar a 2ª Vara do Trabalho de Nova Friburgo, objetivando desafogar e melhorar os serviços da atual Vara Única, em vista do intenso movimento. A criação decorrerá da transferência da Vara do Trabalho de Cordeiro para Nova Friburgo, com a pronta instalação de um Posto Avançado naquela Comarca, mantendo a realização de audiências no local.

 

A meta inicial do TRT seria a transferência da Vara do Trabalho de Cordeiro para Itaboraí, em razão do pequeno movimento processual constatado naquele juízo. Após reivindicações apresentadas pela diretoria da OAB/Nova Friburgo ao TRT, e da reunião ocorrida entre a presidente do TRT, desembargadora Dóris de Castro Neves, com os presidentes da 9ª Subseção, Carlos André Pedrazzi, e da OAB/RJ, Wadih Damous, o Tribunal Regional do Trabalho constatou o intenso movimento de processos na Vara do Trabalho de Nova Friburgo. Com isso, o prejuízo que a transferência para Itaboraí geraria para os advogados e jurisdicionados da região abrangida pela Vara do Trabalho de Cordeiro e de Nova Friburgo, foi levado em conta, e o TRT aprovou as reivindicações.

 

A instalação da 2ª Vara do Trabalho será no mesmo prédio onde funciona a atual Vara Única, inclusive com a criação de um distribuidor e protocolo de petições na loja do térreo, o que deve acontece num período aproximado de quatro meses.  A diretoria da OAB/Nova Friburgo solicitou providências do TRT quanto a morosidade constatada na Vara do Trabalho de Nova Friburgo, que vem causando prejuízos ao exercício da advocacia e aos jurisdicionados.

 

Após a posse do novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Aloysio Santos, em janeiro de 2009, a diretoria da 9ª Subseção solicitará nova reunião para tratar de questões relativas à prestação jurisdicional em Nova Friburgo.

Abrir WhatsApp