28/09/2022 - 13:42 | última atualização em 28/09/2022 - 13:52

V Seminário Ibpea/CGPME discute desafios dos pequenos e médios escritórios

Cerimônia também contou com posse e palestras de integrantes da comissão

Felipe Benjamin

Realizado anualmente pela Comissão de Qualificação da Gestão dos Pequenos e Médios Escritórios de Advocacia (CGPME) da OABRJ, pelo Instituto Brasileiro dos Pequenos e Médios Escritórios de Advocacia (Ibpea) e pelo Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), o seminário Ibpea/CGPME teve sua quinta edição realizada na tarde de terça-feira, dia 27, e abrigou também a posse dos membros da comissão para o triênio 2022/2024.

"Queria, em nome do presidente Luciano Bandeira, manifestar nosso orgulho pelo incrível trabalho desta comissão, que divulga e apoia os pequenos e médios escritórios e pela liderança do Tiago à frente deste grupo", afirmou a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.

"Essa é uma comissão muito relevante, que atende à maior parte da advocacia no nosso estado, que está estruturada em pequenos e médios escritórios. Esse é um tema que abrange uma infinidade de temas. Questões tributárias, de gestão e trabalhistas. A OABRJ fechou recentemente um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para apoio de pequenos e médios escritórios, porque nós, na faculdade, aprendemos Direito, mas não aprendemos a gerir um escritório. Então é muito importante para a advocacia o suporte de outras áreas".

Além de Basilio, compuseram a primeira mesa do evento o secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão; o presidente do Saerj, Claudio Goulart; o presidente da OAB/Cabo Frio, Kelven Lima; a presidente da Comissão Especial de Gestão Jurídica de Pequenos e Médios Escritórios da OAB/Nova Iguaçu, Paloma Tavares, e a integrante da CGPME, Brunella Moraes. O evento foi comandado pelo presidente da CGPME, Tiago de Mello Cunha.

"Que bom ver este auditório repleto de pessoas interessadas em construir uma advocacia diferente, o que passa pela profissionalização dessas estruturas de menor porte", afirmou o presidente da comissão.

"Somos quase 90% dessa advocacia e temos muitos debates a construir sobre os conceitos de pequeno e médio escritório. A escassez de recursos e mão de obra faz com que a gestão para qualificar os pequenos e médios escritórios a partir de uma profissionalização seja pensada de maneira diferenciada. Temos conversado com outras seccionais para tentar implementar estes estudos, mas, paralelamente a isso, algumas subseções da OABRJ já se anteciparam e criaram suas próprias comissões equivalentes".

Principal projeto da comissão, a Escola de Gestão, que visita as subseções levando conceitos de governança e empreendedorismo para a advocacia, estará na Subseção de Cabo Frio no dia 18 de outubro. Presidente da unidade, Kelven Lima falou sobre a necessidade de levar eventos da escola ao interior.

"Sei das dificuldades que existem em levar eventos ao interior, mas continuo apostando nos encontros presenciais", afirmou Kelven.

"Fazemos um ou dois eventos por semana em Cabo Frio, numa subseção com 1.500 advogados. Então quando vemos a Seccional tomando para si essa responsabilidade de realizar eventos no interior, para nós é uma maravilha. Faço um pedido em nome de todos os presidentes de subseção para que esse convênio do Sebrae com a OABRJ seja levado ao interior também de maneira presencial. Sei que é um trabalho árduo, mas a conversa olho no olho e as interações após os eventos fazem toda a diferença para os advogados".

Álvaro Quintão destacou a mudança no olhar da OABRJ para as questões dos pequenos e médios escritórios. "Esse seminário inicialmente era realizado pelo Ibpea e hoje conta com essa parceria com a OABRJ e sua CGPME", afirmou o secretário-geral da Seccional.

"Muitas vezes temos o hábito de olhar para a Ordem como algo inalcançável e preocupado com os grandes escritórios. E, de fato, a Ordem durante muito tempo se preocupou muito pouco com os pequenos e médios escritórios. Muitas vezes nos preocupávamos com os advogados e suas questões, mas não olhávamos para os seus escritórios. O Ibpea trouxe isso até nós, levantando este debate sobre o que caracteriza um pequeno escritório. Cada vez que assistimos às aulas do Ibpea, aprendemos muito sobre o que queremos fazer de nossos escritórios e da nossa advocacia, então é um grande prazer ver que a Ordem hoje acolhe essa grande maioria da nossa classe".

Após a dissolução da primeira mesa, integrantes da CGPME falaram sobre as principais questões que afetam os pequenos e médios escritórios. Participaram como palestrantes Paloma Tavares, Brunella Moraes, Fernanda Costa, Augusto Moutella, Amanda Vasquez, André Paiva, Gláucia Nascimento, Pamela Barros, Lillian Coelho, Leonardo Cairo, Jéssica Brito,  Matheus Morgado e Gabriella Rocha, além da conselheira da OABRJ, Valéria Pinheiro.