25/05/2012 - 11:47

COMPARTILHE

Vara da Leopoldina será digital a partir de 26 de junho

redação da Tribuna do Advogado

Em ato executivo publicado nesta terça-feira, dia 22, o Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro instituiu que, a partir de 26 de junho, a 5ª Vara Cível Regional da Leopoldina - Comarca da Capital funcionará, exclusivamente, com o processo eletrônico. Nota desta quinta-feira, dia 25, publicado no site da OAB/RJ informava erradamente que a mudança se daria já nesta sexta.
 
A Seccional ressalta que, independemente do cronograma de implantação, os colegas devem emitir o quanto antes sua certificação digital, uma vez que, em breve, todas as cortes devem adotar o sistema de assinatura  virtual na validação de petições.
 
Subseção lutou pela serventia

Desde que a 5ª Vara Cível foi criada, em 2006, a OAB/Leopoldina vinha lutando pela sua implantação. De acordo com o presidente da subseção, Frederico Mendes, o grande obstáculo era a falta de espaço no Fórum antigo. 
 
"A construção de um novo Fórum na região se deu justamente pela existência de serventias que não tinham local para funcionar, como a 5ª Vara Cível. Por conta disso, assim que o Fórum novo foi inaugurado, no fim de 2011, começamos cobrar do tribunal as providências", afirmou. "A notícia de que 5ª Vara finalmente passará a funcionar representa uma grande vitória da OAB e dos advogados da Leopoldina", acrescentou Mendes.
Abrir WhatsApp