25/09/2023 - 18:11 | última atualização em 25/09/2023 - 18:19

COMPARTILHE

Veja dicas para uma boa oratória e entenda a importância da comunicação persuasiva

Evento promovido pela Comissão de Gestão e Empreendedorismo Jurídico está disponível na íntegra

Felipe Benjamin



Promovido pela Comissão de Especial Gestão e Empreendedorismo Jurídico da OABRJ, o evento "Comunicação persuasiva, oratória e marketing digital - valores e negócios" discutiu, na última semana, os rumos da comunicação no ambiente de negócios. O evento foi realizado no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, na sede da Seccional.

"Hoje, o mundo cada vez mais gira em torno das redes sociais e da internet, e quem não faz marketing digital está fora do mercado", afirmou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.

"A oratória também é um tema crucial para a advocacia. Muitos julgamentos ocorrem de acordo com o convencimento feito na tribuna pelos advogados, seja de qual área for, e isso faz dela uma ferramenta essencial, não somente para o trabalho, mas também para a vida. Temos que incentivar cada vez mais os empreendedores, que geram empregos e fazem a economia andar, e temos, nós mesmos, que nos tornar cada vez mais empreendedores, agora no âmbito digital, o que é ainda mais desafiador".

A fundadora da revista Valores e Negócios e integrante da comissão, Simone Soares, foi a mestre de cerimônia do evento. Compuseram a mesa ao lado de Basilio, a presidente da Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico da OABRJ, Simone Amara; o diretor de Valorização da Advocacia da Seccional, Paulo Grossi; o ator e cineasta Carlos Verahnnay, e a influenciadora digital e líder embaixadora da Valores e Negócios, Stephany Azevedo. O músico Marcos Gruender fez um tributo ao cantor Elton John, interpretando o sucesso "Skyline Pigeon".

"Nossa comissão tem como objetivo motivar os advogados a empreenderem em suas carreiras e seu trabalho", afirmou Amara.

"Procuramos sempre trazer palestras que tenham essa visão de que o advogado precisa trabalhar sua imagem profissional para obter sucesso e conseguir retorno financeiro. Entre a advocacia ainda há muita dificuldade de compreender o que é o empreendedorismo, e como ele pode auxiliá-la em sua profissão. É verdade que nossa profissão é repleta de formalidades e limites, mas com a evolução do mundo digital, existe uma necessidade de se adequar às novas ferramentas".



Apresentador da Globo-ES, Verahnnay realizou uma palestra, convidando membros da plateia a se apresentarem e explicando importantes conceitos da comunicação como a necessidade de empatia por parte de prestadores de serviços, a luta contra vícios de linguagem e o foco na comunicação não-verbal. A palestra arrancou aplausos dos presentes e elogios do diretor de Valorização da Advocacia da Seccional.

"Uma comunicação persuasiva e uma boa oratória são os maiores poderes que temos, independentemente de nossas profissões", afirmou Grossi.

"O mundo foi criado com uma palavra e precisamos aprender isso, usando exemplos como os que Carlos nos mostrou hoje. Imaginem que combinação explosiva a potência de uma comunicação qualificada com o marketing digital? Eu, que me considero ainda um faixa branca no marketing, vi que tenho muito a aprender".

Abrir WhatsApp