12/07/2019 - 08:33 | última atualização em 12/07/2019 - 11:07

COMPARTILHE

Você organiza sua agenda de trabalho? Veja dicas para ser mais produtivo

Organização é o tema do segundo post da série do Portal da OAB/RJ sobre aperfeiçoamento profissional

Nádia Mendes

Ser organizado nas tarefas e compromissos diários traz muitos benefícios: aumento da produtividade, realização pessoal, profissional e financeira são alguns deles. Com a agenda em ordem, é possível concluir as tarefas do dia a dia e ainda sobrar tempo para estar com as pessoas que gosta e fazer o que dá prazer. No trabalho, melhores resultados podem ter como consequência mais reconhecimento, mais clientes satisfeitos e, até, uma promoção de cargo. Todos esses fatores combinados geram mais resultados e qualidade de vida, aumento da autoestima e do nível de conhecimento e melhora na rentabilidade.

Pessoas desorganizadas geralmente vivem uma vida de caos. As 24 horas que temos por dia para as atividades diárias parecem não ser suficientes. Elas estão sempre na correria, atoladas de coisas para fazer. Vivem com a sensação de que não conseguem aproveitar bem o dia para realizar todos os seus compromissos e, no final das contas, não obtém grandes resultados do seu trabalho. 

Para te ajudar a ser uma pessoa mais produtiva, a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Advogado da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ, Lisandra Thomé, especialista em educação executiva para o mercado jurídico, elencou seis dicas para uma melhor organização da agenda de trabalho.

1 - Defina objetivos e metas 

Para ser bem-sucedido na carreira, é necessário ter propósitos bem definidos e um planejamento de metas. Após definir o retrato do que você quer para sua vida profissional e planejar os objetivos, você poderá montar uma agenda com as tarefas diárias necessárias para conquistar o que deseja.

2 - Escolha um modelo de agenda

É muito importante anotar os compromissos e tarefas diárias, mas o modelo de agenda depende muito da preferência de cada um. Você pode optar por uma agenda de papel, um bloco organizado de notas ou uma agenda online. A forma não importa. Adote a que você preferir e combinar melhor com o seu estilo. O importante é ter uma agenda para anotar os seus compromissos e carregá-la sempre com você.

3 - Tenha uma única agenda

Concentre todas as suas informações em uma única agenda. Assim você vai otimizar o seu tempo e se manter organizado em relação aos seus compromissos. Desta forma, será mais difícil esquecer de realizar alguma tarefa.

4 - Mantenha a sua agenda atualizada

Anote todos os seus compromissos e tarefas na sua agenda: reuniões, encontros, contas a pagar, telefonemas a dar, almoços, etc. Não guarde na memória. Acessar o cérebro para lembrar de tarefas pendentes consome muita energia. Salve essa energia para criar e aprender coisas novas.

5 - Priorize tarefas 

Existem dois tipos de tarefas: as de produção, que realmente precisam ser feitas para te levar a resultados, e as de ocupação, que você acaba tendo que realizar no seu dia a dia, mas que não geram grandes frutos. Sendo assim, as tarefas de produção são as mais importantes. O ideal é que você tenha de quatro a cinco tarefas de produção por dia e que tente realizá-las com a máxima prioridade. Se puder, reserve o início do seu dia para elas.

6 - Organize a sua agenda de um dia para o outro

Ao final de cada dia, faça um planejamento das tarefas de produção e ocupação que deverão ser realizadas no dia seguinte, tentando sempre priorizar as tarefas de produção. Lembre-se: produtividade é fazer as mesmas coisas em menos tempo e com mais qualidade.

Essa matéria faz parte de uma série que o Portal da OAB/RJ publicará todas as sextas-feiras, durante o mês de julho, com dicas práticas de aperfeiçoamento profissional. O primeiro post foi sobre networking.


Lisandra Thomé é coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Advogado da ESA


Abrir WhatsApp