30/03/2009 - 16:06

Wadih entrega abaixo assinado ao novo presidente do TRT

Da redação da Tribuna do Advogado

30/03/2009 - O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, entregou nesta segunda, 30, ao recém-empossado presidente Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Aloysio Santos, um documento que reúne cinco mil assinaturas e contém as principais reivindicações dos advogados com relação ao serviço prestado pelo TRT aos jurisdicionados. O principal item do abaixo-assinado é o Sistema de Acompanhamento Processual (SAPWeb), que vem gerando críticas da advocacia desde o início de sua implementação, em 2008.

Aloysio informou a Wadih que vai acolher todas as sugestões feitas pela Comissão de Avaliação dos Projetos de Informática do Tribunal. No mês de março, a Comissão finalizou uma rigorosa avaliação técnica do SAPWeb e recomendou mudanças, entre elas a recontagem dos autos e definição de uma política de segurança mais eficiente.

Durante a reunião, realizada no Gabinete da Presidência do TRT, Wadih defendeu uma nova forma de relacionamento entre a Ordem e o Tribunal. "É fundamental que os advogados sejam informados sobre as ações do TRT, até para sabermos o que vem sendo feito e se há um horizonte de melhoria", afirmou. O presidente do Tribunal disse que será produzido um boletim semanal, impresso e disponibilizado via internet, tratando especificamente do SAPWeb. E salientou: "Queremos hastear a bandeira da paz entre o TRT e a OAB/RJ".

Wadih entregou a Aloyisio uma minuta do convênio que a Seccional objetiva firmar com o Tribunal. O acordo, nos mesmos moldes do que foi feito com o Tribunal Regional Federal, possibilitaria a instalação de postos de Protocolo nas subseções, que receberiam e repassariam as petições do TRT.

Também presente ao encontro, o presidente do Sindicato dos Advogados, Sérgio Batalha, reclamou da falta de regulamentação da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o exercício do magistério por parte dos juízes. Segundo Batalha, muitos magistrados dão aula no horário de expediente do Tribunal, o que prejudica suas funções.

Além de Wadih e Batalha, a comitiva da OAB/RJ foi composta por Marcos Luiz Oliveira de Souza, secretário-geral da Ordem; Marcus Vinícius Cordeiro, diretor do Departamento de Cultura e Eventos da Seccional; Ricardo Menezes, vice-presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) e membro do comitê-gestor da Caarj; e Luiz Carlos Varanda, presidente da Subseção da Ilha do Governador.