24/09/2008 - 16:06

Wadih participa de debate entre os candidatos

Do Jornal do Brasil e da redação da Tribuna do Advogado

24/09/2008 - Sete entidades representativas da sociedade civil organizada, com participação expressiva na história do Brasil, participarão do debate promovido hoje pelo Jornal do Brasil. Em comum, todas elas têm o apreço pela democracia e transparência de idéias no processo eleitoral que envolve a cidade. Representantes dessas entidades farão perguntas a candidatos sorteados no segundo bloco. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), Wadih Damous, participa do debate e ressalta a chance de debater temas de interesse dos eleitores. "Nesse processo eleitoral sem debate e publicidade, é uma oportunidade única. A justiça eleitoral criou tantas restrições que sequer parece haver campanha em curso no Rio".

O diretor cultural da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Jesus Chediak, ressalta a importância do debate para a continuação da democracia nas eleições, algo que parece estar em falta devido a ausência de discussões.

"A democracia não pode existir sem a discussão de idéias. Hoje as pessoas acham que a eleição é um mercado, o candidato é um produto e o eleitor um consumidor. O JB está fazendo jus à sua história de luta pela democracia. O jornal contribui decisivamente para a democracia da cidade", valorizou.

O coordenador do movimento Viva Rio, Sebastião dos Santos, quer ouvir dos candidatos propostas objetivas para resolver os principais problemas da cidade, que para ele estão ausentes.

"Espero que o debate não seja espaço para discurso, mas de apresentação de propostas para melhorar a qualidade de vida da população. Principalmente no que diz respeito à segurança pública, que não é uma questão apenas dos governos federal e estadual. O município tem papel na diminuição dos índices de violência".

Respostas sem rodeios

A presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (Famrio), Márcia Vasconcelos, tem esperança de que todos compareçam e respondam as perguntas sem rodeio. "Um candidato tem obrigação de responder o que for dirigido a ele. Como candidato, deve fazer isso e depois, eleito, o que prometeu", pede Márcia.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, considera importante um debate na reta final. "Estava havendo certo sobe-desce dos candidatos nas pesquisas. E existem ainda eleitores indecisos e aqueles que podem mudar de posição. É importante o debate para os candidatos colocarem suas propostas de forma transparente e ajudar os eleitores em suas decisões".

A diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Dulce Pandolfi, espera um momento de discussão de idéias relevantes. "É importante a sociedade organizada participar de um debate e os candidatos ouvirem o que a gente tem a dizer".