23/10/2008 - 16:06

Wadih presente em debate no JB

Do Jornal do Brasil e da redação da Tribuna do Advogado

23/10/2008 - Depois de organizar o único debate do primeiro turno que reuniu os dez candidatos à prefeitura por partidos com representação no Congresso, o Jornal do Brasil promove hoje, às 11h, mais um enfrentamento entre Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV), os dois finalistas da disputa. O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, participará do debate.

"Esse debate reafirma a importância que o jornal dá a essa campanha, já demonstrada durante toda a cobertura e no encontro dos candidatos no primeiro turno", analisa o editor executivo do JB, Rodrigo de Almeida.

Fórmula

Com mediação do editor-chefe do JB, Tales Faria, o debate começará com a formulação de perguntas elaboradas por representantes de entidades da sociedade civil. Feitos pelo mediador, os quatro questionamentos serão respondidos por ambos os candidatos.

No segundo bloco, cada concorrente formulará quatro perguntas para seu adversário. Assim como na primeira parte, serão 30 segundos para a pergunta e dois minutos para a resposta.

No terceiro e último bloco, Gabeira e Paes terão dois minutos para as considerações finais. Toda a ordem dos pronunciamentos foi definida por sorteio, na presença de assessores dos candidatos. O mediador definirá ou não a concessão de direitos de resposta de 1 minuto.

As perguntas das entidades serão elaboradas por Richard Klien, presidente da Abratec (Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público); Maurício Azêdo, presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa); Wadih Damous, presidente da OAB/RJ (Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Rio); e Márcia Vieira de Vasconcelos, presidente da Federação das Associações de Moradores do Rio (Fam-Rio).

O final do debate, que será transmitido em tempo real pelo JB Online, está previsto para as 12h, com tolerância de mais 15 minutos.

"Esse segundo debate vem para consolidar a cobertura isenta que fizemos", avalia o editor de Eleições do jornal, André Balocco. No auditório da Casa Brasil, 120 pessoas assistirão ao embate.