07/02/2009 - 16:06

Zveiter quer implantar sistema de videoconferência em Niterói e Bangu

Do jornal O Dia

07/02/2009 - O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Luiz Zveiter, anunciou ontem que pretende implantar a videoconferência para interrogatórios e audiências de presos à distância no sistema judiciário do estado em 60 dias. O projeto piloto será feito nas comarcas de Niterói e Bangu, na Zona Oeste.

"O Fórum de Niterói, por exemplo, foi entregue, mas as obras ainda não foram concluídas. Então, isso será feito em 60 dias, quando implementaremos.

A videoconferência já foi aprovada", afirmou Luiz Zveiter.

Na quinta-feira, o diretor técnico de informática, Paulo Parga, e o juiz auxiliar Fábio Ribeiro Porto estiveram no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, para tratar do assunto.

No dia 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.900\/2009, que permite a videoconferência prevenir risco à segurança pública, como por exemplo, houver a suspeita de que o preso integre organização criminosa ou que, por outra razão, possa fugir no deslocamento do presídio até o fórum.

Como O DIA publicou no ano passado, em presídios federais, detentos já falam com parentes por vídeo.

Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o primeiro teste foi feito em 14 de novembro.

Á época, sete detentos conversaram com as respectivas famílias em Manaus, Amazonas. Cinco deles não recebiam visitas das famílias há mais de um ano.