03/08/2018 - 21:02

Com apoio da OAB/RJ, craques do passado lançam associação de ex-atletas de futebol

03/08/2018 - 21:02

CÁSSIA BITTAR

O projeto de reinserção de ex-jogadores de futebol no mercado de trabalho por prestação de serviços na área social foi iniciado oficialmente com o lançamento da Associação de Ex-Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu no dia 1º de agosto, na sede da OAB/RJ. Dez dias depois, um encontro na sede do Fluminense Futebol Clube resultou em mais incrições: o numero já ultrapassou 150.

A ideia, lançada por ex-jogadores do Flamengo, como Adílio e Julio Cesar Uri Geller, foi levada à Ordem pelo secretário-geral, Marcos Luiz Oliveira de Souza, que, junto ao tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira, e o subprocurador geral, Guilherme Peres, formou uma comissão especial para a criação do anteprojeto do estatuto da associação.

A ação busca o patrocínio de empresas para auxiliar ex-atletas com benefícios como plano de saúde e aposentadoria, além de oferecer cursos de capacitação para que eles se tornem aptos a dar aulas de futebol em comunidades carentes. “Esse trabalho já foi iniciado pelo Flamengo e está sendo feito no Complexo do Alemão. Nossa proposta é estender aos outros clubes do Rio, permitindo que os jogadores permaneçam ligados aos times no quais se destacaram”, explicou Adílio, presidente da Associação.

Segundo Marcos Luiz, a Ordem prestará apoio jurídico durante todo o processo de implantação do projeto. “A intenção é que, depois, eles caminhem por conta própria, mas estaremos sempre à disposição para auxiliar”.

Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, “o grande público está acostumado a ver jogadores aposentados bem sucedidos, ainda na mídia, mas se esquece de uma grande massa de ex-atletas, que também deu muitas alegrias ao povo brasileiro. A OAB/RJ só está retribuindo, modestamente, tudo que eles fizeram”. A solenidade, contou com a participação de Roberto Dinamite (Vasco), Amarildo (Botafogo), Jair Marinho (Fluminense), Índio e Rondinelli (Flamengo), entre outros, que se tornaram sócios fundadores da associação.

“Foi um gol de placa da OAB/RJ. O projeto será importante para gerações passadas e futuras, que já poderão se preparar melhor para o fim da carreira. Todos crescerão com essa oportunidade”, disse o atual presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite.

Atletas em exercício, como Felipe (Vasco) e Deco (Fluminense), também compareceram ao ato: “Infelizmente, muitos ex-jogadores ainda passam dificuldades no Brasil. Fico feliz de estar presente ao lançamento do projeto, até porque um dia farei parte desse grupo”, salientou Felipe, elogiando a iniciativa.

Enquanto a associação não conta com sede própria, os ex-jogadores interessados podem se inscrever na Seccional. Segundo Adílio, a procura tem sido grande: “A repercussão após o lançamento na OAB/RJ foi ótima. Os clubes aderiram e muitas pessoas estão vindo nos procurar, interessadas em participar”, ressaltou.

Tanto aderiram que o próprio Fluminense convidou ex-atletas do clube que não puderam comparecer ao lançamento para uma nova apresentação do projeto, realizada no dia 11 de agosto por Adílio e membros da Seccional no Salão Nobre das Laranjeiras. Entre os craques estavam Gilson Nunes, Fernando Pires, Rubens Galaxe, Sílvio e Afonsinho, que declarou sempre ter buscado meios para realizar um projeto como esse: “É uma necessidade da profissão de atleta uma atuação coletiva. E, nesse caso, nossa união será de grande valia”.

“O Fluminense abraçou essa ideia desde o primeiro momento e está de braços dados com a OAB/RJ e a associação para proporcionar essa grande oportunidade aos atletas e à sociedade”, completou o vice-presidente de Interesses Legais do clube, Carlos Eduardo Cardoso.

O Conselho Consultivo da Associação é composto por representantes dos principais clubes do estado: Júlio César, pelo Flamengo; Nilson Dias, pelo Botafogo; Paulinho Pereira, pelo Vasco; Marco Antônio, pelo Fluminense; e Calazans, pelo América. Na condição de sócios beneméritos, Wadih Damous, Marcos Luiz de Souza e Marcello Oliveira integram o Conselho Fiscal.