03/08/2018 - 21:02

COMPARTILHE

OAB/RJ e Caarj cedem espaço para a biblioteca e o museu do IAB

03/08/2018 - 21:02

OAB/RJ e Caarj cedem espaço para a biblioteca e o museu do IAB

Foi firmada, no dia 10 de agosto, a parceria entre a OAB/RJ, a Caarj e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no qual a Caixa de Assistência cede o segundo andar da Casa do Advogado, na Avenida Marechal Câmara, 210, para a instalação da biblioteca e do museu do IAB. O acordo tem duração de cinco anos, renováveis automaticamente, e foi assinado pelos presidentes das três instituições, Wadih Damous, Felipe Santa Cruz e Fernando Fragoso, respectivamente, durante a sessão solene que celebrou o 168º aniversário do instituto.

”O IAB é uma entidade fundamental ao Direito e que presta uma grande contribuição ao ordenamento jurídico, além de ser responsável por grande parte da produção cultural da advocacia”, afirmou Wadih, na ocasião. Para ele, um acervo como o de instituto merece um lugar à altura de sua relevância. “Uma biblioteca com tal importância histórica deve ser muito bem cuidada. A falta de acomodações adequadas levou Fragoso a nos procurar para negociarmos a cessão”, completou.

Atualmente, o andar inteiro é ocupado por funcionários administrativos da Caarj, que serão realocados no próprio prédio da Caixa, gerando, inclusive, diminuição de custos. Felipe destacou que o convênio é um marco na integração entre as entidades. “É uma mostra do trabalho conjunto que as três instituições vêm fazendo. Demos um passo na direção de realizar o antigo desejo de transformar o prédio em um centro de cultura e cidadania”.

Satisfeito com a assinatura do acordo e a comemoração de mais um aniversário da instituição, Fragoso ressaltou a longevidade e a importância cultural da entidade. “O IAB é o mais antigo órgão de representação da advocacia das Américas. Desde os tempos do Império estamos à frente da defesa do Estado de Direito. Com a criação da OAB, na década de 1930, nos transformamos no organismo cultural da advocacia”. Ele destacou, ainda, os benefícios da parceria para a classe: “O acordo foi fundamental. Nosso acervo é enorme e não tínhamos espaço suficiente. Fomos obrigados, inclusive, a armazenar parte dele no Centro Cultural do IAB, na Lapa. Agora, com um espaço condizente com sua relevância, facilitaremos a pesquisa e o acesso a um material de valor inestimável a estudantes e advogados. A biblioteca é pública e franqueada à visita de todos”.

A biblioteca foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1895. Seu acervo de livros, periódicos e obras de referência é dividido entre os mais diversos ramos do Direito. Destacam-se, também, as publicações do próprio IAB, da OAB e as obras de Ruy Barbosa, presidente do instituto entre 1914 e 1916.

Parte considerável deste patrimônio foi constituído por intermédio de doações. Algumas obras são raríssimas e de valor inestimável, como, por exemplo, o original da Consolidação das Leis Trabalhistas, doado por Arnaldo Süssekind, membro do IAB e um dos seis integrantes da comissão nomeada por Getúlio Vargas, em 1942, para a elaboração do conjunto de leis que regulamenta as relações de trabalho no país. A coleção recebe, até hoje, inúmeras ofertas de livros por editoras e autores.

Atualmente, a biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceção feita à quarta-feira, quando o expediente se encerra às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2240-3173 ou no próprio local, na Av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, Castelo.


Abrir WhatsApp