03/08/2018 - 21:02

03/08/2018 - 21:02

Prêmio Innovare: Advocacia é a categoria com segundo maior número de inscrições

Justiça e inclusão social é o tema da edição de 2011. OAB/RJ já foi vencedora

A advocacia está muito bem representada na oitava edição do Prêmio Innovare. Das 371 práticas inscritas, cem são de advogados. A categoria só ficou atrás de Juiz individual, com 105 concorrentes. O prêmio, que esse ano versa sobre Justiça e inclusão social, com premiação especial para o tema Combate ao crime organizado, identifica práticas inovadoras inscritas por tribunais, magistrados, membros do Ministério Público, defensores e advogados de todo o Brasil.

“Para nós, é motivo de grande satisfação não só o sucesso das inscrições, mas, principalmente, a participação nacional, com representantes de todos os estados”, comemora o diretor do prêmio, Carlos Araújo, que ressalta a importância da premiação para o reconhecimento de ações de inovação. “Em uma recente pesquisa que realizamos com os premiados das outras edições, pudemos constatar que a maioria das práticas continua em vigor”, acrescenta.

Desde 2004, a iniciativa busca disseminar projetos que mostrem a eficiência, o alcance social e a desburocratização de processos jurídicos. Segundo o ex-ministro da Justiça e atual presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, Márcio Thomaz Bastos, o trabalho do órgão ajuda o Poder Judiciário a encontrar bons caminhos para uma Justiça mais eficiente: “Privilegiamos técnicas novas, o uso intensivo de informática e maneiras criativas de prestar jurisdição que possam inovar e fugir da tradição do papel e dos hábitos antigos”.

No dia 19 de agosto, foi realizada e primeira reunião do Conselho Superior do prêmio, na qual foram apresentados à comissão julgadora os trabalhos destacados pelos consultores, que, após o período de inscrições, encerrado em 31 de maio, vêm elaborando relatórios com base em análises sobre as práticas.

Na edição de 2009, o projeto desenvolvido pela Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ sobre treinamento de advogados para a resolução de conflitos sem a necessidade de ida aos tribunais foi o vencedor da categoria Advocacia. “A participação da Ordem tem sido fundamental, não só pela apresentação de práticas importantes e que agregam ideias de condições dignas de trabalho aos advogados, mas também por sua influência na realização de projetos de outras categorias”, observa Araújo.

A cerimônia de entrega do VIII Prêmio Innovare será realizada no dia 15 dezembro, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Os vencedores de cada categoria, à exceção de Tribunal, que não recebe premiação em dinheiro, serão contemplados com R$ 50 mil.