08/04/2014 - 13:37

COMPARTILHE

Dica do Mês

08/04/2014 - 13:37

Dica do Mês

Ecos íntimos da ditadura
 
MARCELO MOUTINHO
O chileno Alejandro Zambra e a uruguaia Inés Bortagaray nasceram no mesmo ano: 1975. Hoje escritores, os dois conviveram na infância com os regimes ditatoriais que dominavam seus países. Essa experiência acabou transformada em literatura, resultando em dois romances que saem paralelamente no Brasil pela editora Cosac Naify.

Em Formas de voltar para casa, o narrador criado por Zambra busca sentidos ao juntar as memórias de seu tempo de garoto, quando não compreendia muito bem o que se passava no Chile. Para aquele menino, Pinochet era um personagem de televisão que, sem horário fixo, “se ocupa em atrapalhar a programação nos melhores momentos”.

A protagonista de Um, dois e já, o livro de Inés, é também uma criança. A ditadura aparece de forma mais velada, como pano de fundo da viagem feita pela personagem no banco traseiro do carro dos pais. Lembranças remotas, imagens vistas pela janela do automóvel, recortes de diálogos familiares, tudo isso serve de matéria bruta para descortinar o universo íntimo da garota, e também o cenário do Uruguai nos anos 1980. O mundo de dentro ressoa o mundo de fora, num relato íntimo que ecoa a História.

Abrir WhatsApp