08/04/2014 - 13:26

COMPARTILHE

Livros do Mês

08/04/2014 - 13:26

Livros do Mês

LIVRO DE CABECEIRA

A arte cavalheiresca do arqueiro zen

Leonardo Rzezinski*
 
Estou com vários livros “na cabeceira”: Depois daquele dia, da deputada cadeirante Mara Gabrilli, e O enigma de Espinosa, de Irvin Yalom, dentre eles. Mas o meu livro “de cabeceira” é A arte cavalheiresca do arqueiro zen, que conta a jornada de seu autor, Eugen Herrigel, um professor alemão de filosofia, que vai lecionar no Japão por seis anos, entre as duas grandes guerras, e é apresentado a um mestre arqueiro, a quem de início despreza. O exercício do arco e flecha é um mantra físico para o autoconhecimento e a busca pelo zen-budismo. Uma lição de filosofia espiritual, por transcendência ao intelecto, em contraste com a filosofia materialista do Ocidente. O desapego como caminho para a verdade. Para os que buscam a si mesmos, a flecha acerta-nos na mosca, pois somos nós os nossos próprios alvos.
 
*Conselheiro da OAB/RJ, coordenador do Núcleo de Honorários  da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas
 
Sociologia do Direito
Com as transformações da sociedade brasileira, especialmente das favelas, Alex Ferreira Magalhães analisa a obra do cientista social lusitano Boaventura de Sousa Santos, que pesquisou a ocorrência de relações jurídicas alternativas às instituídas pelo Direito Estatal na favela do Jacarezinho. O autor aborda as várias dimensões do fenômeno do pluralismo jurídico, no Brasil e em outros países latino-americanos. O livro é da editora UFRJ. Mais informações pelo telefone (21) 2295-4095 ou no site www.editoraufrj.br.
 
Justiça, moral e linguagem
O livro de Jonathan Hernandes Marcantonio apresenta o contexto teórico da Filosofia do Direito na contemporaneidade, dando ênfase à perspectiva linguística da filosofia, aos marcos teóricos de John Rawls e Jürgen Habermas, assim como suas leituras sobre a perspectiva valorativa do Direito. A obra é da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
 
Estudos e pareceres 
do Direito Tributário
Organizado por Silvia Faber Torres, o livro traz uma coleção de pareceres elaborados pelo autor, o professor Ricardo Lobo Torres, ao longo dos últimos anos. Nos documentos, ele aborda polêmicas questões tributárias, muitas delas inseridas em um cenário jurisprudencial ainda oscilante. Disponível também em formato ebook, a obra é analisada em três partes: tributos federais, estaduais e municipais. O livro é da editora Elsevier. Mais informações pelo telefone 0800-026-5340 ou no site www.elsevier.com.br.
 
Código Penal comentado
O livro de Fernando Capez e Stela Prado analisa detalhadamente todos os artigos do Código Penal, com a indicação das diferentes correntes doutrinárias e julgados dos principais tribunais do país. Na obra, lançada pela editora Saraiva, os autores abordam também a legislação internacional, favorecendo uma visão mais ampla da disciplina. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
Projetos de 
novo Código de Processo Civil
Neste lançamento, Cássio Scarpinella Bueno apresenta o Projeto de Novo Código de Processo Civil nas duas versões aprovadas pelas casas legislativas: o PLS 166/2010, que passou pelo Senado Federal, e o PL 8046/2010, aprovado na Câmara dos Deputados em novembro de 2013. Além de comparar os textos, o autor elaborou pequenas notas para ajudar o leitor a compreender os projetos. O livro é da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
Curso de 
Direitos Humanos 
A obra apresenta uma análise completa e didática sobre as principais disposições normativas e posições jurisprudenciais a respeito do tema, expondo também a estrutura e as atividades dos órgãos nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos. De autoria de André de Carvalho Ramos, o livro é publicado pela editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
Direito Penal
Parte da Série Universitária, publicada pela editora Elsevier, a obra analisa de maneira vasta e objetiva a parte geral do Direito Penal, intercalando posições da antiga geração de juristas com a nova. Os 20 anos de experiência na área do autor, Francisco Dirceu Barros, possibilitaram a explicação de diversas teorias penais com casos forenses práticos, facilitando o aprendizado do leitor. Mais informações pelo telefone 0800-026-5340 ou no site www.elsevier.com.br.
 
Tributação das seguradoras
Coordenado por Marcelo Magalhães Peixoto, Daniel Diz Carneiro e Cristiano Campelo de Rougemont Rangel, o livro reúne textos de diversos advogados especializados na área do Direito Tributário voltado ao segmento de seguros, com enfoque jurídico-fiscal, debatendo temas como a incidência do Imposto de Renda sobre o pagamento da indenização nos contratos de seguro e nos lucros das sociedades seguradoras. A obra é da MP editora. Mais informações pelo telefone (11) 3467-2534 ou no site www.mpeditora.com.br.
 
EBOOKS
 
Direito e economia na democratização brasileira
Através do emprego dos instrumentos da Economia na análise do Direito, José Eduardo Faria analisa, nesse livro, momentos paradigmáticos da vida política, social e jurídica do Brasil a fim de avaliar de que modo se estabelece essa relação. O autor aborda a forte crise econômica ocorrida nos anos de 1980 e 1990, a Constituição de 1988, os conflitos entre interesses públicos e privados e o funcionamento de órgãos da administração pública. A obra é da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo link: http://goo.gl/xsGiUX

Direito e educação
A proposta do livro, organizado por Daniella Basso Batista Pinto e Rodrigo Suzuki Cintra, é abordar a relação entre Direito e Educação com viés crítico, através de temas como a estrutura jurídica do ensino superior brasileiro, as possibilidades da inclusão social por meio da educação online e a importância de entender a educação como direito social. Lançamento da editora Saraiva, a obra está a venda no link: http://goo.gl/LNBxYL

Abrir WhatsApp