08/04/2014 - 12:50

COMPARTILHE

Seccional participará de grupo com Polícia para tratar de racismo

08/04/2014 - 12:50

Seccional participará de grupo com Polícia para tratar de racismo

Por iniciativa da Comissão de Igualdade Racial (CIR) da OAB/RJ, será criado grupo de trabalho formado por membros da Ordem e de entidades da sociedade, em parceria com a Polícia Civil, para estabelecer os procedimentos adequados para a corporação em casos de racismo e injúria racial ou religiosa, que incluirão cursos de direitos humanos. A participação foi garantida em ofício da corporação, informou o presidente da CIR, Marcelo Dias.

O anúncio foi feito em reunião da comissão em 20 de março, na OAB/RJ, para tratar, com vítimas e seus familiares, dos recentes casos de racismo, entre eles o do psicólogo e figurante de novelas Vinícius Romão, preso em 10 de fevereiro, no Méier, após ser confundido com um assaltante. Mesmo sem elementos para ser mantido encarcerado, ele aguardou 16 dias para a liberação.

“De certa forma, morri naquela prisão. Mas renasci, estou aqui e vou lutar, não só para ganhar um processo contra o Estado mas para que possa ver, quando tiver 40 ou 50 anos, a mudança que aconteceu na sociedade por conta de casos como o meu e de tantos outros”, disse Vinícius.

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, dos mais de 500 mil presos no Brasil, 54% são negros. Para Marcelo Dias, é preciso mudar a visão policial: “Há uma ideologia que criminaliza a raça ou desqualifica o crime de racismo. E é nisso que vamos nos concentrar no trabalho em conjunto com as corporações”.

Abrir WhatsApp