08/04/2014 - 12:00

Uma merecida homenagem a bravos colegas

08/04/2014 - 12:00

Uma merecida homenagem a bravos colegas

“Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”, bradou Sobral Pinto, ao discursar no célebre comício pelas Diretas Já, realizado na Candelária em 1984. Lá se vão 30 anos. A Emenda Dante de Oliveira não foi aprovada no Congresso, adiando a expressão da vontade popular, mas o direito do voto acabou sendo bem restabelecido. Restauramos a democracia.

E o termo é exatamente esse: restaurar. Porque 20 anos antes do movimento pelas Diretas, o Brasil havia sido vítima de um golpe civil-militar que ceifou as liberdades da população e mergulhou o país em um longo período de sombras.

A luz retornaria, mas não sem luta. E, nesse processo de resistência e defesa da liberdade, não há como não se mencionar o papel dos advogados e de sua Ordem. Seja atuando na defesa de presos políticos, seja na já mencionada participação na campanha pelas Diretas, o trabalho dos nossos colegas e a ação da OAB evitaram que os danos resultassem ainda maiores, e foram pilares da reconstrução democrática.

A esses diligentes colegas prestamos nossa homenagem na matéria de capa desta edição da TRIBUNA, publicada quando o Golpe de 1964 completa 50 anos. A revista traz, também, uma entrevista com o conselheiro federal Wadih Damous, cujo trabalho à frente da Comissão Estadual da Verdade vem dando importantes frutos. É preciso esclarecer o que ocorreu no decorrer dos anos de chumbo. Os familiares dos desaparecidos e toda a sociedade têm o direito de saber. A história não pode mais ficar encoberta. Como Wadih costuma afirmar, o conhecimento sobre o passado é o melhor antídoto contra a repetição dos fatos. Ditadura, nunca mais.

No campo corporativo, destacamos com alegria o sucesso da Casa do Advogado Celso Fontenelle. Em apenas um mês de funcionamento, o espaço já registrou mais de 1.500 atendimentos. Nosso objetivo era justamente esse: garantir assistência aos colegas que militam no Tribunal de Justiça. Os elogios à estrutura da nova unidade e aos funcionários que lá atuam nos dão a certeza de que estamos no caminho certo.

A TRIBUNA inclui, ainda, a cobertura do ciclo de visitas que temos feito às subseções. Já estivemos em 57 delas, e o planejamento de ouvir os colegas de todas as OABs do estado será efetivado até o fim de abril. Em cada subseção, identificamos problemas locais do Judiciário, para cobrar providências junto aos tribunais, e registramos sugestões dos advogados. A democracia que defendemos e pela qual tanto lutamos é a mesma que buscamos praticar no dia a dia de nossa gestão.