21/12/2017 - 18:17

Advogados passam a ter vagas privativas no entorno do Fórum de Nova Iguaçu

21/12/2017 - 18:17

Advogados passam a ter vagas privativas no entorno do Fórum de Nova Iguaçu

Foi inaugurado, na manhã de 14 de dezembro, um estacionamento exclusivo para os advogados que militam no Fórum de Nova Iguaçu. São 53 vagas para carros localizadas nas ruas Augusto Alfaro, Carlos Gomes e Humberto de Campos, todas sinalizadas com pinturas no chão e placas. Para estacionar nos locais privativos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, os colegas precisam fazer credenciamento na subseção local e posicionar a autorização no painel do veículo. “É uma vitória não só para a advocacia local, mas para todos os colegas da Baixada. É importante lembrar, também, que, quando um advogado estaciona seu carro próximo ao fórum, ele está indo defender um cidadão, e que melhorar o cotidiano do advogado é buscar o melhor para a sociedade”, afirmou durante a cerimônia o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira.

O presidente da Ordem local, Jorge Rosemberg, explicou que as vagas no entorno do fórum foram uma promessa de campanha, e que a ideia surgiu ainda em 2015. “Nunca quisemos privilégios, mas formas de exercer melhor a profissão. Nos mobilizamos e conseguimos sensibilizar os poderes Executivo e Legislativo do município no sentido de compreenderem que seria o melhor para todos”, afirmou, destacando como fundamentais as participações do secretário-adjunto da subseção, Orides Junior; do tesoureiro, Andrei Braga; e do conselheiro Julio Cesar da Silva. A transformação dos espaços em privativos da advocacia se deu por força da Lei Municipal 4.640/16, de autoria do vereador Mauricio Morais (PMDB).

A crise econômica que afeta o Rio de Janeiro foi lembrada pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções da OAB/RJ, Carlos André Pedrazzi, como um fator que dá mais importância à conquista da OAB/Nova Iguaçu. “Vivemos momentos difíceis, com muitos escritórios fechando e os colegas, cada vez mais, utilizando as dependências da Ordem nos fóruns para peticionar e receber clientes. Isso aumenta o volume de gente circulando e torna essas vagas ainda mais importantes”, constatou.

Homenagem em Mesquita
Após a inauguração do estacionamento, a comitiva da Ordem seguiu para o Fórum de Mesquita, cuja sala dos advogados foi nomeada em memória de Luiz Brito Júnior, conhecido colega do município que foi assassinado em 2015. A filha de Brito, Érica, que também é advogada, foi convidada a descerrar uma placa com o nome do homenageado. Rosemberg lamentou “a violência que atinge toda a sociedade e fez de nosso amigo mais uma vítima”, enquanto Luciano dirigiu seu discurso a Érica. “Militando e batalhando diariamente pela advocacia, você já estará honrando a história de seu pai”, concluiu.