21/12/2017 - 18:17

Cursos de prerrogativas capacitam mais de 4 mil colegas em 2017

21/12/2017 - 18:17

Cursos de prerrogativas capacitam mais de 4 mil colegas em 2017

Principal bandeira da gestão, a luta pela defesa das prerrogativas dos advogados não se restringiu à capital durante o último ano. Buscando interiorizar a causa e estabelecer um sistema de prerrogativas que fortaleça a classe, foram promovidos cursos gratuitos sobre o tema por todo o estado. Ao todo, as aulas chegaram a 58 subseções. Contando os cursos no interior, os realizados na cidade do Rio de Janeiro e os acessos às transmissões pelo canal do Youtube da OAB/RJ, mais de 4 mil colegas foram capacitados.

Segundo o tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, as aulas preparadas para os advogados do interior do estado fazem parte de um planejamento. “As prerrogativas são o pilar do exercício profissional do advogado, e nosso intuito foi, desde o começo do trabalho à frente da comissão, criar um sistema estadual a fim de atender o colega que tenha seus direitos violados em qualquer lugar, a qualquer hora. Daí a importância fundamental dos cursos realizados nas subseções para dar ainda mais efetividade ao trabalho na Seccional”, destacou.

Toda a visibilidade dada às prerrogativas se traduziu em casa cheia nos encontros promovidos pela comissão. Desde o início das aulas, em março, no Norte Fluminense, todos os cantos do estado foram cobertos pela caravana da Ordem, com destaque para os cursos em Rio das Ostras e em Niterói, com quase cem presentes cada um, e em Cabo Frio e no Méier, com cerca de 70 colegas. As sete edições realizadas na capital reuniram mais de 600 advogados, número que somado às cerca de duas mil visualizações das aulas por meio do Youtube e aos mais de 1.400 alunos nas demais subseções atingem a marca de mais de quatro mil espectadores.

Inicialmente pensadas para a formação de delegados da Comissão de Prerrogativas, as aulas foram abertas a todos os inscritos na Ordem.

A justificativa é dada pelo próprio Luciano, que considera “cada advogado como primeiro defensor dos próprios direitos”. Mesmo assim, boa parte dos participantes optou por um envolvimento maior na vida da Ordem, conforme mostrou a matéria de capa da edição de outubro deste ano da TRIBUNA.

As aulas tiveram como base a Cartilha de Prerrogativas – elaborada e distribuída gratuitamente pela comissão –, cuja segunda edição, com novos capítulos sobre os direitos da mulher advogada e a advocacia na mediação, foi lançada em setembro. “Após o suceso da primeira versão, notamos que era necessário abordar novas questões, como a Lei Julia Matos, que dá prioridade na sustentação oral para grávidas e lactantes”, explicou Luciano.

Segundo o presidente da Comissão de Prerrogativas, o grupo tem reuniões previstas para janeiro a fim de traçar metas para o ano que vem. “O trabalho de defesa das prerrogativas é constante. Enquanto houver colegas desrespeitados, a Ordem estará atuando”, finalizou.