21/12/2017 - 18:23

COMPARTILHE

No IMS, fotos de conflitos armados na república brasileira

21/12/2017 - 18:23

No IMS, fotos de conflitos armados na república brasileira

Em retrato um tanto atípico do Brasil, a exposição, sob curadoria de Heloísa Espada, reúne fotos de conflitos políticos – revoltas, revoluções, insurreições e guerras civis – que tiveram desfechos violentos envolvendo as Forças Armadas. O período entre o golpe que deu origem à República e o de 1964 é fundamental na formação do país, antecedendo duas décadas de ditadura. O que se vê são fragmentos de uma história de disputas e balas: o olhar ingênuo do jovem soldado em contraste com mortos e feridos; cenas de escombros e depredações; expressões de desolação, perplexidade e fúria.
Toda imagem capturada num conflito é interessante e, segundo a curadora,  abordá-la é analisar também os fatores que moldam seus significados: a tecnologia fotográfica disponível em cada período; os retratados; os enquadramentos; as formas de circulação; a posição política dos periódicos; a censura; os textos, os projetos gráficos e as legendas que as acompanharam. A exposição procura mostrar como as fotos cumpriram o papel de arma na disputa por opiniões, ao mesmo tempo em que apresenta um panorama heterogêneo do percurso da imagem documental ao longo de 75 anos. 
O recorte vai do retrato posado de um grupo prestes a degolar o prisioneiro inimigo na Revolução Federalista, em 1894, ao depoimento do político comunista Gregório Bezerra sobre a violência a que foi submetido nas ruas do Recife, em 1964.  

Serviço

IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea 
Até 25 de fevereiro de 2018
De terça-feira a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita

Abrir WhatsApp