21/12/2017 - 15:24

Insegurança nas escolas no fórum Pacto pela vida

21/12/2017 - 15:24

Insegurança nas escolas no fórum Pacto pela vida

A insegurança nas escolas foi o tema central da primeira atividade do Fórum de Debates em Segurança Pública, parte da campanha Pacto pela vida, lançada pela OAB/RJ em parceria com o jornal Extra. A Central Única das Favelas (Cufa), em Madureira, sediou o evento, dia 9 de novembro.

Criado na ocasião do lançamento da campanha, em setembro, o fórum consiste em um ciclo de debates, promovido pela OAB/RJ junto a outras entidades, tendo como escopo o tema da segurança pública. O resultante das discussões servirá para a elaboração de propostas para a área, a serem apresentadas aos poderes constituídos e aos candidatos a cargos eletivos em 2018.

A diretora de Eventos da Ordem, Paula Vergueiro, foi responsável pela abertura, e a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seccional, Silvana do Monte Moreira, representou a entidade na mesa de debates. “Crianças e adolescentes são sujeitos em total vulnerabilidade e precisam de proteção. E o Estado não tem cumprido essa obrigação. O Rio de Janeiro hoje bate todos os recordes, a ponto de ser uma cidade que tem  número de mortos equivalente aos de uma guerra civil. E o direito à educação não tem sido respeitado em função da violência”, criticou na ocasião. Em 2017, a rede municipal de escolas só funcionou com 100% das unidades abertas em apenas 11 dias, em função de operações policiais e confrontos armados com criminosos.

A rapper Nega Gizza, representante da Cufa, falou sobre sua visão como ativista e mãe. “Recebemos aqui na Cufa alguns alunos, e vemos nas atividades um pouco do que passam em casa e na escola. É muito importante entender os problemas que eles vivem. Como mãe, dou todo o apoio à diretora e às professoras para que possam corrigir o que for necessário. Funcionou comigo e tem funcionado com meus filhos”, disse.

Também foram palestrantes a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe), Dorotéa Frota; a defensora pública e coordenadora dos Direitos da Criança e do Adolescente do órgão, Eufrásia Maria Souza; a assistente de direção do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação Kátia Rios; o jornalista Bruno Alfano; e a presidente da Associação Municipal de Estudantes Secundaristas (Ames), Isabela Queiroz.