21/12/2017 - 15:25

COMPARTILHE

Manuel Castells: crise do modelo da democracia liberal atinge todo o mundo

21/12/2017 - 15:25

Manuel Castells: crise do modelo da democracia liberal atinge todo o mundo

Sociólogo espanhol participa de evento promovido pela OAB/RJ e outras entidades
 
O sociólogo espanhol Manuel Castells participou, no dia 6 de dezembro, do seminário Perspectivas contemporâneas, uma realização da OAB/RJ em parceria com os institutos Novos Paradigmas (INP), Joaquin Herrera Flores, Casa Grande e BR Artes. O evento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon.

Intelectuais e representantes da sociedade civil estiveram, pela manhã, em um colóquio com Castells em torno de questões inerentes à democracia contemporânea, a partir dos eixos temáticos Direito, democracia, gestão pública e educação. Em sua exposição, de cerca de 30 minutos, o sociólogo afirmou que vivemos hoje uma crise da democracia liberal em todo o planeta. Ele evitou apresentar soluções prontas para os problemas brasileiros, ressaltando que cada país tem suas especificidades. Sobre a questão ideológica do embate entre diferentes visões de mundo, Castells defendeu que para transformar o atual estado de coisas é necessário romper com as estruturas estabelecidas. “O processo determina o produto. Não é qualquer meio que vale. Se a esquerda usar os mesmos métodos da direita não vai construir algo diferente, vai construir o mesmo sistema com programas diferentes”, disse.

Em sua fala, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, analisou o quadro político recente, fazendo um resumo histórico do período da redemocratização até hoje, e ressaltando, nesse contexto, a importância da Constituição Federal de 1988. “A geração da redemocratização tem contas a acertar com o que aconteceu no Brasil nos últimos 20 anos. A Constituição é nossa barreira de proteção de direitos. Após junho de 2013, apesar da mobilização nas ruas, a elite brasileira se descolou da necessidade do voto. Independentemente da opinião dessa massa que se organiza e protesta, o atual governo faz o contrário do que as pessoas exigiam. Elas queriam transporte, educação, e vivemos de lá para cá um processo de retirada dos direitos, que pode culminar em 2018 com um governo de extrema direita”, analisou. 

Compuseram a mesa ainda o advogado e ex-ministro da Justiça Tarso Genro; o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim; além do diretor do Oi Casa Grande, Marcelo Barbosa. A diretora de Inclusão Digital e secretária-adjunta da Seccional, Ana Amelia Menna Barreto, e a diretora de Cultura e Eventos da entidade, Paula Vergueiro, também participaram do encontro.
 
Conferência
O mundo passa por uma crise multidimensional que abarca questões referentes a ecologia, direitos humanos, mercado financeiro, desigualdade social, sexismo e racismo institucional. A solução passa por uma série de reformas, que demandam um consenso. Este, por sua vez, é impossível sem instituições com um mínimo de legitimidade. Foi este o cenário inicial apresentado na conferência A ruptura: a crise da democracia liberal, proferida por Manuel Castells na noite do mesmo dia 6. O evento encerrou o seminário Perspectivas contemporâneas.

Traçando um panorama mundial, o sociólogo apresentou mais questionamentos do que soluções, abordando a queda abrupta de credibilidade que atinge a classe política, a pós-verdade e as fake news, surgidas no rastro da consolidação das redes sociais como meio primordial de comunicação e a diferenciação de casos isolados da corrupção sistêmica que assola a sociedade em escala global.

Na abertura do encontro, a jornalista Flávia Oliveira fez uma “provocação aritmética” ao convidado, expondo dados sobre a violência de gênero, racismo e outras mazelas brasileiras. Tarso Genro priorizou as mudanças na política contemporânea, citando especificamente a criação de uma frente que, em apenas três meses, elegeu o presidente francês Emmanuel Macron e garantiu maioria parlamentar a seus correligionários. A mediação e a apresentação ficaram a cargo, respectivamente, deCarol Proner (UFRJ) e Vinicius Wu (PUC-Rio).

Abrir WhatsApp