21/12/2017 - 15:29

Prerrogativas: principal band eira da OAB/RJ foi destaque

21/12/2017 - 15:29

Prerrogativas: principal band eira da OAB/RJ foi destaque

Com um trabalho forte voltado à defesa das garantias no exercício profissional e orientação dos colegas sobre seus direitos, a Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ participou de eventos e ações durante todos os dias da Conferência.

Delegados da Seccional distribuíram as cartilhas sobre o tema. O tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, o procurador da comissão Ramon Teixeira e o subprocurador-geral da Ordem, Thiago Morani, ministraram palestras sobre a matéria no estande montado pelo Conselho Federal especialmente para tratar do assunto.

Na ocasião, Luciano falou sobre a criação do Sistema Estadual de Defesa das Prerrogativas, considerado por ele uma ferramenta fundamental na luta contra o desrespeito à classe. “Estamos num trabalho de construção permanente, e nosso objetivo é oferecer recursos para fazer com que os 150 mil colegas do Rio de Janeiro atuem como delegados de prerrogativas. Cada advogado deve ser o primeiro defensor de seus direitos”, reafirmou. Já Morani expôs a importância de uma procuradoria exclusiva para a comissão, e Teixeira abordou as principais violações sofridas no exercício profissional.

Desagravos
No mesmo estande, Felipe Santa Cruz e Luciano Bandeira participaram de um ato público de desagravo de cinco profissionais da advocacia, cujos casos – simbólicos pela extrema violação – contaram com a efetiva participação da OAB Nacional e das respectivas seccionais. Foram desagravados Pâmela Helena Oliveira Amaral (GO), constrangida por um juiz por ele não aceitar que ela usasse blusa sem mangas em audiência; Valmir da Cunha (GO), vítima de uma bomba em uma falsa garrafa de vinho que lhe mutilou três dedos da mão e fora enviada pelos clientes da parte contrária em um processo; e Raquel Gomes da Cruz (SP), submetida a situação vexatória ao tentar ingressar em um fórum de São Paulo. Em caráter póstumo, foram lembrados Danillo Sandes (TO) e Roberto Luís Caldart (SC), assassinados em função do exercício da advocacia.

O vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Diogo Tebet, também esteve no estande, proferindo uma palestra sobre a atuação do advogado penal no contexto do processo criminal pós-Operação Lava-jato.