21/12/2017 - 18:11

COMPARTILHE

Questões enfrentadas por mulheres negras pautam evento

21/12/2017 - 18:11

Questões enfrentadas por mulheres negras pautam evento

O Direito a partir do olhar das mulheres negras foi o norte das palestras realizadas pelo grupo de trabalho Mulheres Negras da OAB Mulher, criado esse ano pela Seccional. O evento, com o tema Perspectivas negras do Direito, aconteceu no dia 8 de novembro, com diferentes pontos de vista apresentados por advogadas de diversas áreas.

“Entendemos que a Ordem precisa de interação social. São muitas mulheres negras no Direito, nosso lugar é de mulheres negras com acesso a ensino superior e conhecimento das leis. Não atuamos só contra o racismo, temos colegas que militam em diversas áreas, trata-se de uma reparação das dificuldades profissionais enfrentadas,” afirmou a coordenadora do GT Mulheres Negras, Marina Marçal, na abertura. A presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio, participou da mesa.

A advogada Rhaysa Ruas fez a primeira palestra, sobre Racismo institucional e acesso à Justiça. “Transformar nossos debates públicos em conversa também faz parte do nosso viver, do nosso ser enquanto mulher negra nesses espaços. Quando se pensa em racismo institucional é importante ter em mente o que se entende por racismo, que vai muito além dos atos cotidianos de violências pontuais, do xingamento, da humilhação individual. Infelizmente é muito mais do que isso”, argumentou.
 

Abrir WhatsApp