21/12/2017 - 18:03

COMPARTILHE

Seminário pontua necessidade de promover acessibilidade

21/12/2017 - 18:03

Seminário pontua necessidade de promover acessibilidade

A Seccional sediou em 22 de novembro a segunda edição do Seminário de Acessibilização, promovido pela Comissão da Pessoa com Deficiência (CPD) da OAB/RJ. O secretário-geral da CPD, Caio Sousa, pontuou que acessibilidade é um conceito muito amplo. “A gente não pode pensar só na rampa. A acessibilidade pode ser tanto arquitetônica como também de comunicação e de atitude. Se temos uma atitude inclusiva, a pessoa com deficiência terá muito mais condições de ter autonomia no seu dia a dia do que teria se tivesse uma barreira”, disse.

A presidente da Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro, Kênia Maria Souza, defendeu a necessidade de conscientização. “Muita gente não sabe nem o nome da nossa deficiência. Imagine uma pessoa de 93 centímetros em uma sociedade que não quer nos enxergar. É preciso que entendam que a gente merece adaptações para viver melhor”.

A importância da representatividade foi o ponto levantado pela presidente da Associação de Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro, Cinthya Pereira Freitas. “Sem representatividade não existe legitimidade. Gostaria que nós, pessoas com deficiência, fossemos representantes da palavra e da vontade do bem comum”, ressaltou. O subsecretário municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Geraldo Nogueira, também tratou da questão de visibilidade.
 

Abrir WhatsApp