22/09/2014 - 17:04

Advogado pode usar compra online para abater anuidade

Passo a passo

1 - Acesse o site Clube Azul

2 - Faça o login, o mesmo já utilizado até agora para acessar os descontos do clube. Para quem ainda não é cadastrado, as informações estão no kit que os colegas receberam em novembro de 2013

3 - Faça suas compras

4 - A cada produto ou serviço comprado, um percentual de reembolso será computado para a sua conta

5 - Após o crédito ser liberado no seu extrato no site, converta-o em desconto na anuidade ou carga para o Cartão Clube Azul
A OAB/RJ, a Caarj e o Clube Azul Vida Saudável, enviado desde novembro de 2013 a todos os advogados e estagiários (sob a denominação anterior Clube Você Vida Saudável), firmaram uma forma inovadora de beneficiar os colegas: desde setembro, é possível converter em abatimento na anuidade da Ordem os créditos das compras realizadas nas lojas online parceiras.

Se o advogado preferir, os créditos também poderão ser convertidos para o cartão do Clube Azul, que oferece benefícios e custos reduzidos em atendimentos médicos, laboratoriais, odontológicos, terapias alternativas, nutricionistas e farmácias. E, principalmente, todos estão contemplados pelos seguros de Acidentes Pessoais e de Despesas Médico-Hospitalares (DMHO) por acidente, assim como descontos na contratação ou no incremento de capital em outros seguros.

Dezenas de empresas de comércio eletrônico, como Submarino, Americanas, Shoptime, Polishop, Peixe Urbano, entre outras, além de companhias aéreas e cursos a distância, fazem parte da parceria. Para acumular os créditos, que vão variar de acordo com as lojas e produtos, os colegas deverão, necessariamente, acessar as lojas por meio do site www.clubeazul.org.br. Será preciso fazer login para entrar na área personalizada para advogados e computar o bônus.

No endereço também constará a lista completa das empresas parceiras. Feita a compra, assim que disponibilizada pela loja, o valor em dinheiro gerado com o sistema de reembolso (conhecido no mercado como cashback) será demonstrado no extrato do associado, no site do Clube Azul. Caso o cartão tenha sido perdido, um novo poderá ser solicitado no próprio site. Esta eventualidade não implica a perda dos valores já transacionados.

"São compras que o colega e sua família já fazem no dia a dia. A possibilidade de tirar um benefício disso é o que achamos mais importante na novidade dessa parceria. Será possível converter as despesas do cotidiano em uma anuidade menor", ressalta o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. Para o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, é mais uma vantagem assegurada aos colegas.

Segundo o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, a expansão é um avanço na área de convênios da Ordem: "Além da gama de serviços que o cartão já traz, o advogado se beneficiará também com as ofertas que serão garimpadas pelo clube e poderá escolher como usar esse benefício: em desconto na anuidade ou crédito nos serviços do clube".

O diretor-geral do Clube Azul, Henrique Thoni, explica que o modelo é parecido com o de um sistema de milhagem, mas os créditos são convertidos em dinheiro. "Buscamos formas de ajudar os beneficiários a terem os créditos para a utilização do cartão. Então, criamos uma relação com as empresas mais procuradas na internet brasileira. Quando o associado for buscar uma passagem aérea, um tênis ou um CD, por exemplo, poderá agora acessar esse canal que criamos em nosso site e ser recompensado pela compra, com um percentual do seu valor, no sistema de cashback".

Cashback é o nome que se dá a uma modalidade de compra pela internet que devolve ao comprador parte do dinheiro pago em produto ou serviço adquirido a partir de determinada plataforma, como, por exemplo, um site
sssThoni ressalta que o Clube Azul tem uma equipe preparada para selecionar as melhores ofertas do dia e destacá-las em seu site para os associados. "Ao fazer uma compra, o cashback é computado automaticamente, porém não é disponibilizado de imediato", observa ele, explicando: "Esse tempo depende do envio da comissão por parte da loja. No dia seguinte à compra constará no extrato do associado um valor pendente e depois ele será informado quando o crédito for liberado. Esse é o momento em que poderá optar por converter em recarga do cartão ou em desconto na anuidade da Ordem".

Ele salienta, porém, que as compras precisam ser feitas pelo site do cartão para serem computadas. "Se o advogado acessar os portais dessas lojas por outro mecanismo de busca ou até diretamente pelo endereço delas, o sistema não tem como identificá-lo como associado".

O ideal, frisa, é que os associados e seus familiares criem o hábito de começar a procurar os produtos de interesse sempre pelo Clube Azul: "Quando o advogado quiser comprar um produto ou serviço na internet, o ideal é que sempre dê a preferência pela compra no nosso programa a fim de gerar o cashback".

A parceria entre a Seccional, a Caarj e o Clube Azul Vida Saudável ainda irá gerar mais frutos, com a criação de um boletim semanal com informações sobre vida saudável, além das principais ofertas da semana. "A ideia é criar um ambiente de troca de informações. A qualquer momento, por meio dos nossos canais de comunicação disponibilizados no site, o advogado poderá entrar em contato conosco para tirar dúvidas, ou sugerir mais serviços ou lojas para nos associarmos", completa Thoni.

Versão online da Tribuna do Advogado.