15/09/2014 - 15:42

Barroso abre Conferência Nacional em outubro

15/09/2014 - 15:42

Barroso abre Conferência Nacional em outubro

Cento e setenta palestrantes confirmados, 40 painéis e mais de 30 eventos especiais movimentarão a XXII Conferência Nacional dos Advogados, que se realizará de 20 a 23 de outubro, no Riocentro. A expectativa do Conselho Federal da OAB, responsável pela organização, é que compareçam ao evento 20 mil pessoas, no que se prevê que seja o maior evento jurídico da América Latina. O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso fará a palestra de abertura, sobre Constituição democrática e efetivação de direitos.

Nesta edição, o tema central será Advogado, seja protagonista da história. A programação abrigará painéis, conferências magnas e bate-papos culturais, além de cerca de 300 estandes de entidades e empresas ligadas ao mundo jurídico. As inscrições permanecem abertas no hotsite conferenciaoab.org.br.

Além da conferência de abertura, alguns dos temas em destaque serão: A evolução dos direitos humanos, com o jurista Fábio Konder Comparato; Avaliação do modelo de Poder Judiciário e de acesso aos tribunais superiores na Constituição Federal de 1988, com o professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USPO) Dalmo Dallari; A polêmica restrição ao habeas corpus substitutivo, com o chefe do Departamento de Direito Penal da USP, Miguel Reale Júnior; Eficácia dos direitos sociais, com o procurador regional da República Daniel Sarmento; e O poder de juiz: ativismo judicial ou garantismo processual, com a ministra do STF Cármen Lúcia.

Outros painéis são Releitura da culpa na responsabilidade civil extracontratual, com o desembargador aposentado Sylvio Capanema; Princípio da proteção e princípio do equilíbrio financeiro e atuarial, com a desembargadora federal e corregedora do TRF2, Salete Maccalóz; Intervenção de terceiros e a ampliação do amicus curiae, com o desembargador Alexandre Câmara; As leis do sucesso: os fatores não jurídicos para o sucesso na carreira jurídica, com o juiz federal William Douglas; A terceirização, o mundo do trabalho e seus reflexos, com a desembargadora do TRT/RJ Sayonara Grillo; A correção da tabela do Imposto de Renda de acordo com a inflação, com o advogado Ives Gandra da Silva Martins; entre outros.

Entre os eventos especiais, a programação inclui: Grupo de estudos para a erradicação do trabalho infantil; TV OAB – uma realidade que define novos contornos na relação entre a advocacia e a sociedade; Encontro Nacional dos Jovens Advogados; III Congresso Internacional dos Advogados de Língua Portuguesa – Ualp, e Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada.