15/09/2014 - 16:37

COMPARTILHE

Livros do Mês

15/09/2014 - 16:37

Livros do Mês

Pré-sal, comércio internacional e Poder Judiciário
Identificando fragilidades na capacitação dos magistrados em disciplinas como Direito Marítimo, Direito Portuário e Direito do Petróleo, Wellington Beckman e Gerson da Silva Paulo abordam neste livro a tríade pré-sal, Poder Judiciário e comércio internacional, propondo soluções para que a exploração e a produção do pré-sal e seus conflitos tenham uma adequada prestação jurisdicional. A obra é da Lex Editora. Mais informações no site www.lex.com.br ou pelo telefone (11) 3545-2800.
 
As ideias também importam
A partir da ótica da análise cognitiva, o livro reúne estudos sobre as políticas públicas brasileiras, trazendo artigos apresentados no colóquio internacional Analisar as políticas públicas brasileiras: paradigmas, atores e questões políticas, realizado em Paris em junho de 2012, e considerações em proposições concretas e estudos de caso. A obra é das editoras Juruá e FGV Direito Rio. Mais informações nos sites www.jurua.com.br ou www.direitorio.fgv.br/publicacoes ou pelo telefone (41) 4009-3900.
 
Direito privado e internet
Atualizada pela Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet no Brasil), a obra coletiva baseia-se em três linhas: situações jurídicas existenciais na sociedade da informação, proteção do consumidor na internet, e direitos autorais e tecnologia. Coordenado por Guilherme Magalhães Martins, o livro, da editora Atlas, é resultado de pesquisas de grupos e professores de diversas instituições de ensino e de advogados da área. Mais informações no site www.editoraatlas.com.br ou pelo telefone 0800-17-1944.
 
Legislação de Direito Ambiental
A obra integra a coleção da editora Saraiva sobre legislação que reúne, exclusivamente, os diplomas sobre diversos temas, sem anotações doutrinárias, possibilitando o uso em provas e concursos públicos. Nesta edição, sobre Direito Ambiental, os destaques são o novo Código Florestal, a proteção da vegetação nativa e procedimentos de controle de importação de resíduos. Mais informações e vendas no site www.saraiva.com.br ou pelo telefone (11) 4003-3390.
 
Legislação de Direito Ambiental
A obra integra a coleção da editora Saraiva sobre legislação que reúne, exclusivamente, os diplomas sobre diversos temas, sem anotações doutrinárias, possibilitando o uso em provas e concursos públicos. Nesta edição, sobre Direito Ambiental, os destaques são o novo Código Florestal, a proteção da vegetação nativa e procedimentos de controle de importação de resíduos. Mais informações e vendas no site www.saraiva.com.br ou pelo telefone (11) 4003-3390.
 
Do escravismo colonial ao trabalho forçado atual
De autoria de Cristiane de Melo Mattos Sabino Gazola Silva e voltado tanto para profissionais do Direito quanto para o público em geral, o livro aborda as características do trabalho forçado, as formas de aliciamento, deslocamento, hospedagem, mecanismos de endividamento, vigilância, coação e as condições de saúde e segurança do trabalho. A obra é da editora LTr. Disponível também na versão ebook. Mais informações no site www.ltreditora.com.br ou pelo telefone (11) 2167-1101.editora ou pelo telefone 0800-021-7777.
 
Direito e Economia em dois mundos
O livro apresenta os textos decorrentes de teses do professor Thomas Ulen, da Universidade de Ilinois, sobre a pesquisa empírica e a doutrina jurídica. Organizada pelos professores Antônio Maristrello Porto e Patrícia Sampaio, e produzida pelo Centro de Pesquisa em Direito e Economia da FGV Direito Rio, a obra baseia-se no conhecimento adquirido com a experiência e a observação como forma de entender a realidade e fundamentar o desenvolvimento de doutrinas jurídicas para o século 21. Mais informações no site www.direitorio.fgv.br/publicacoes ou pelo telefone 0800-021-7777.

Livro de cabeceiras

Os reis malditos
O livro de Maurice Druon, membro da Academia Francesa e vencedor do prêmio Goncourt, está sempre na minha cabeceira, pois adoro romance histórico. Ele conta a história da nobreza francesa e inglesa do Século 14, desde Filipe IV, o Belo, até João II, o Bom, tendo como trama a tentativa de Roberto III recuperar o condado de Artois de sua tia Mafalda e todas as intrigas da corte daí decorrentes, mostrando que os reis, príncipes e rainhas são iguais a qualquer um de nós, especialmente quando o coração e as emoções humanas encontram-se em jogo. Afinal, “a história é um romance que aconteceu; o romance é a história que poderia ter acontecido” (Jules Goncourt). Também dormem comigo as poesias de Fernando Pessoa e O mercador de Veneza, de Shakespeare, que deveria ser leitura obrigatória para todos os estudantes de Direito.
 *Advogado
 
EBOOKS

A desconsideração da personalidade jurídica nas contratações públicas
O objetivo do livro de Antonio Cecilio Moreira Pires é examinar a hipótese da desconsideração da personalidade jurídica na aplicação das penas restritivas do direito de licitar e contratar com a administração pública. Para tanto, ele parte da ocorrência do ilícito, enquanto condicionante da sanção, até se chegar na desconsideração da personalidade jurídica em sede administrativa. A obra é da editora Atlas. Mais informações e vendas no link http://goo.gl/3EE8Tq
 
Direito à desconexão nas relações sociais de trabalho
Os autores Almiro Eduardo de Almeida e Valdete Souto Severo apresentam as razões socialmente relevantes e os instrumentos jurídicos disponíveis para que se minimizem os problemas da exploração do trabalho. Além disso, debatem a responsabilização de juristas na persistência dos graves problemas sociais da superexploração do trabalho, classificada por eles como a “escravidão moderna”. Da editora LTr. Mais informações e vendas no link http://goo.gl/owbvzg

Abrir WhatsApp