03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

Livros do mês

03/08/2018 - 21:04

Livros do mês

Direito das pessoas com deficiência

A obra analisa de forma abrangente, e ao mesmo tempo aprofundada, a proteção jurídica da pessoa com deficiência, com base especialmente na legislação brasileira e na Convenção da ONU de 2007. Para isso, os coordenadores Carolina Valença Ferraz, George Salomão Leite, Glauber Salomão Leite e Glauco Salomão Leite selecionaram artigos de professores e juristas que se dedicam ao estudo da matéria. O livro é da editora Saraiva.
Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Latim Forense
Atento à importância do latim na formação de nossa língua e no conhecimento do Direito Romano, Eduardo Pessoa reúne, neste trabalho, as terminologias mais usadas no dia a dia forense e ordena alfabeticamente cerca de duas mil citações com a respectiva tradução, de português para o latim e do latim para o português. O dicionário é publicado pela Quileditora. Contato por intermédio do e-mail [email protected].
 
Conflitos coletivos
O livro, de autoria de Luciane Moessa de Souza, esclarece as vantagens e possibilidades da utilização de meios consensuais de solução de conflitos na esfera pública, dando enfoque especial aos de dimensão coletiva e propondo alterações no quadro normativo que tornem mais simples e eficiente essa alternativa. Além de abordar as questões teóricas, a autora realizou pesquisa de campo nos Estados Unidos, onde os instrumentos são utilizados com sucesso há algumas décadas. A obra é da Editora Fórum.
Mais informações pelo telefone (31) 2121-4949 ou no site www.editoraforum.com.br
 
Filosofia Política
Coordenado por Flamarion Caldeira Ramos, Rúrion Melo e Yara Frateschi, professores de Filosofia de importantes universidades brasileiras, o livro faz uma exposição crítica dos recortes mais expressivos da matéria, traçando um percurso pela obra de pensadores emblemáticos, como Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Hobbes, Maquiavel, Marx, Kant, entre outros, e expondo temas fundamentais para uma formação humanística e uma melhor compreensão global do leitor. A obra é da editora Saraiva.
Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Ética
Voltado não só para os estudantes e profissionais do Direito, mas também para o público em geral, a obra de Sérgio Sérvulo da Cunha aborda, entre outros assuntos, a relação entre moral e sexualidade, e política e religião; além de questionar se devemos considerar a ética como uma ciência ou como parte da filosofia. O livro é uma publicação da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Livro de cabeceira
 
Paulo Maximilian*
 
Considero como livro de cabeceira aquele que, mesmo tendo sido lido várias vezes, continua por perto e, de tempos em tempos, desperta a vontade da releitura. Nesse caso a obra é a comédia trágica O mercador de Veneza, escrita por William Shakespeare entre 1596 e 1598.  Deixando de lado as implicações religiosas, várias passagens da peça são marcantes: a forma preconceituosa no tratamento dos credores (Shylock); os efeitos da inadimplência (a pena da “libra de carne”); a dificuldade do duque de Veneza em não criar um mau precedente no seu tribunal, autorizando o descumprimento de um contrato; a interpretação do contrato utilizada como forma de favorecer uma das partes; a opção dos pretendentes de Portia, herdeira do rico Belmont, instados a escolher entre três baús (ouro, prata e chumbo), que veio a resultar numa das frases mais repetidas até hoje: All that glisters is not gold (“Nem tudo que reluz é ouro”). A obra, de mais de 400 anos, segue cada vez mais atual.
 
*Presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB/RJ









 

Abrir WhatsApp