03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

Qual a sua expectativa sobre a Comissão da Verdade?

03/08/2018 - 21:04

Qual a sua expectativa sobre a Comissão da Verdade?

Instalada em maio pela presidente Dilma Rousseff, a Comissão da Verdade terá a função de apurar e esclarecer, em um período de dois anos, graves violações aos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988. A reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO esteve no Fórum Central para saber o que os advogados esperam da atuação do grupo, cujo foco inicial são os desaparecimentos políticis e eventos da ditadura militar.
 
A melhor possível. Eu penso que o Brasil tem direito de saber o que aconteceu. Além disso, a Lei de Anistia brasileira, perante o Direito Internacional, não vale absolutamente nada. Então, além da Comissão da Verdade, precisa haver uma revisão dessa lei para se adequar ao que foi estabelecido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Alexandre Brandão Ferreira, advogado, 47 anos

Minha expectativa é muito positiva. Há uma necessidade, que vem de um longo tempo, de sabermos o que aconteceu nesse período negro da história do Brasil que foi a ditadura militar. Ainda que não possamos mais punir os responsáveis, será uma boa oportunidade de saber exatamente quem foram as vítimas e os algozes da ditadura e o que fizeram.
Carlos Acioli Rodolfo, advogado, 75 anos

Acho excelente a criação da Comissão da Verdade. Espero que eles consigam cumprir seu propósito de apurar o que ocorreu realmente nos anos de ditadura e esclarecer, não só aos familiares dos desaparecidos, como a toda a população. Isso possibilitará, finalmente, a punição desses criminosos, observando os limites estabelecidos na Lei da Anistia.
Patrícia Barroso de Mendonça, advogado, 35 anos

A criação dessa comissão mostra que o processo democrático brasileiro está se acentuando. O povo brasileiro ainda não está acostumado com a democracia, mas ela vem se consolidando com o tempo. E a prova disso foi a instalação desse grupo, em uma solenidade que reuniu os últimos ex-presidentes eleitos pelo povo.
Herbert Alencar, advogado, 41 anos

Existe verdade? Essa comissão será apenas um instrumento de perseguição, mas não acredito que descobriremos o que está oculto nessa história. O melhor avanço é colocar uma pedra no passado e caminhar daqui para a frente. Eu vivi essa época, me posicionei a favor de alguns presos políticos, mas acho que reviver isso é um recuo em nossa história. O que é passado, passou.
Argemiro Pinto, advogado, 80 anos

A comissão é importante para ajudar a resolver toda essa situação de injustiça, que está em aberto desde a redemocratização do país. E, para os advogados, é uma honra que a OAB tenha feito parte do processo de busca pela verdade.
Luis Guilherme Vieito, advogado, 25 anos

Minha expectativa é a melhor possível. Trata-se de um resgate da dignidade daquelas pessoas que morreram. Os familiares merecem essa resposta. E a OAB está fazendo um excelente trabalho na cobrança pela verdade sobre o que aconteceu na época da ditadura.
Cléber Adôrno, advogado, 42 anos

A comissão vem resgatar a dignidade dos brasileiros que perderam parentes e amigos. Não deve haver revanchismo ou perseguição, mas sim um esclarecimento do que aconteceu com esses cidadãos.
Ronaldo Maciel Figueiredo, advogado, 55 anos

Abrir WhatsApp