26/06/2014 - 11:42

OAB Expo reúne 2 mil participantes e tem planos de expansão para o interior

26/06/2014 - 11:42

OAB Expo reúne 2 mil participantes e tem planos de expansão para o interior

A terceira edição da OAB Expo foi encerrada no dia 21 de maio com a participação de cerca de duas mil pessoas durante os três dias da feira jurídica, que promoveu mais de 50 palestras na sede da Seccional sobre temas da advocacia. As mais procuradas foram as que trataram de gestão de escritórios e carreira profissional, além do Código de Processo Civil e dos cursos de peticionamento eletrônico – uma novidade deste ano, em função da necessidade dos colegas. Por conta do sucesso do evento, a OAB/RJ promoverá a interiorização da feira: em agosto, o projeto será levado para quatro regiões diferentes do estado, em municípios a serem escolhidos. A organização será feita em conjunto com as subseções e as faculdades de Direito locais.

A OAB Expo 2014 contou com estandes da OABPrev e da Caarj, de editoras, cooperativas de crédito, seguradoras e de empresas de software jurídicos, recrutamento, digitalização de processos, entre outras áreas ligadas ao dia a dia da advocacia.

A palestra de abertura foi ministrada pelo vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, que tratou do novo Código Processual Civil (CPC). “A aprovação desse diploma legal este ano é quase certa, é do interesse do Senado também”, disse, lembrando que a matéria depende de revisão dos senadores antes de seguir para a sanção presidencial. A programação seguiu com temas como Direito Constitucional, peticionamento eletrônico e gestão de pessoas.

Em uma avaliação inicial, o organizador do evento, Diogo Hudson, acredita que a edição 2014 tenha superado as anteriores em número de participantes e nível de satisfação. “Esse ano os estandes foram direcionados para a demanda do dia a dia dos advogados. Os temas jurídicos como Processo Civil e peticionamento eletrônico tiveram bastante procura, mas o grande destaque foi a gestão de escritórios, um assunto ao qual os profissionais não têm tanto acesso”, explicou. Hudson planeja para o próximo ano a ampliação da OAB Expo.

Para o tesoureiro da Caarj, Renan Aguiar, que fez parte da mesa de abertura, apoiar a OAB Expo é parte da função institucional. “Para a Caixa é um grande prazer poder participar e patrocinar mais uma vez esse evento, que já está se consolidando. Pensar no bem-estar e na saúde dos advogados também é pensar na sua qualificação profissional”. Na mesma oportunidade, o vice-presidente da Comissão de Direito à Educação (CDE) da OAB/RJ, Rogério Borba, ressaltou que nesta edição houve uma aproximação maior com os cursos de Direito. “Entramos em contato com as faculdades do Rio de Janeiro e mais da metade delas enviou indicações de palestrantes ou presidentes de mesa. Isso é significativo no que diz respeito ao estreitamento de relações entre a Ordem e as instituições de ensino”, destacou Borba. A estrutura da feira foi propiciada pela diretoria de Eventos, sob o comando de Eduardo Valença.