03/08/2018 - 21:01

Diretores da OAB/RJ e da Caarj visitaram Friburgo e Teresópolis

03/08/2018 - 21:01

Diretores da OAB/RJ e da Caarj visitaram Friburgo e Teresópolis

No dia 14 de janeiro, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o presidente da Caarj e diretor do DAS, Felipe Santa Cruz, o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes, e o presidente da OAB/Barra da Tijuca, Luciano Bandeira, estiveram em Nova Friburgo. A comitiva foi recebida pelo presidente da subseção, Carlos Pedrazzi, e se reuniu com o vice-governador Luiz Eduardo Pezão, que também verificava os danos causados pelos temporais.

A principal providência tomada pela Ordem durante a visita foi a assinatura de uma deliberação conjunta com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Polícia Civil, cujo objetivo foi permitir o sepultamento de corpos sem identificação na cidade, desde que fosse feita a prévia coleta de material genético. A medida foi de fundamental importância, já que o Instituto Médico Legal (IML) no município não tinha capacidade para guardar todos os corpos.

Além de subscrever o documento, a OAB/RJ sugeriu a transformação da 9ª Subseção em posto de recolhimento de doações. Para recuperar o prédio, alagado durante o temporal, o DAS organizou uma força-tarefa, composta por 30 funcionários, que chegou à cidade no dia 15. Além da limpeza, o grupo levava donativos para comunidades isoladas, onde, em alguns casos, nem mesmo a Defesa Civil conseguiu chegar.

De acordo com os dados apurados pela Subseção de Nova Friburgo, três advogados foram vítimas fatais da tragédia causada pelas chuvas. São eles: Paulo César Vassalo de Azevedo, ex-prefeito da cidade; Paulo Henrique de Araújo Junior e Valeska Bussinger Namen.

No dia 15, foi a vez de Teresópolis receber a comitiva da OAB/RJ, que também contou com a participação do tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira, e dos presidentes das comissões de Bioética e Biodireito e de Segurança Pública, Maíra Fernandes e Ivan Vieira, respectivamente.

Na cidade, a sede da subseção não foi atingida, mas o número de desabrigados também foi alto. Os colegas voluntários trabalharam, sob o comando do presidente Jefferson Soares, para reduzir a burocracia na liberação dos corpos. No IML, improvisado em um galpão no Centro, advogados atuavam ao lado de juízes voluntários na identificação de corpos e até mesmo na limpeza dos cadáveres. Alguns colegas também ajudaram na distribuição dos donativos.

Em reunião entre o prefeito do município, Jorge Mario, e comitivas da Ordem e da 13ª Subseção, ficou acertado que a prefeitura instalará banheiros químicos, um lugar para que as pessoas possam tomar banho e um refeitório em terreno doado por um empresário da cidade.

A Seccional também participou da negociação para a doação de três mil barracas para abrigar as vítimas, feita pelo Rotary Club local. As tendas, específicas para situações de emergência, são equipadas com fogareiro, panelas, talheres, pratos, cobertores, purificador e local para armazenar água, e seriam instaladas em um terreno a cinco minutos do Centro da cidade.

Em Teresópolis, não foi registrada nenhuma morte de advogado.