03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

Estante

03/08/2018 - 21:01

Estante

Estante


Consumo de energia elétrica

Com intensa atuação no setor elétrico, Fábio Amorim sistematizou experiências sobre as perdas de eletricidade em função das irregularidades nos processos de sua utilização, problema que tem chamado a atenção de autoridades e empresas da área. Em linguagem clara e acessível, o livro traz dados práticos e bem ilustrados, com fatos, documentos, gravuras e gráficos que deixam evidentes as situações retratadas e seu impacto sobre os negócios, bem como sobre a própria formatação da atividade regulatória. A obra é da editora Synergia. Mais informações pelo telefone (21) 3273-8250 ou no site www.synergiaeditora.com.br


Recursos trabalhistas extraordinários

Na obra, Alexandre Simões Lindoso estuda os recursos trabalhistas de natureza extraordinária – revista e embargos de divergência –, abordando, também, as importantes alterações legislativas introduzidas na última década. Por serem recursos cuja admissibilidade é subordinada a pressupostos específicos, mais rígidos do que os inerentes aos recursos ditos ordinários, torna-se importante ao operador do Direito dominar a sua técnica, de modo a não comprometer o sucesso de sua impugnação. O livro é da editora LTr. Mais informações pelo telefone (11) 3826-2788 ou no site www.ltr.com.br


Constitucionalismo democrático

O livro de Claudio Pereira de Souza Neto, conselheiro federal da Ordem pelo Rio de Janeiro, tem como objetivo organizar estudos elaborados ao longo da última década que examinem temas diversos e que se identifiquem por investigar as possibilidades de harmonização entre constitucionalismo e democracia pelo propósito prático de fixar parâmetros de legitimação da atividade judiciária. A preocupação fundamental do autor é com o papel que os princípios republicano e democrata devem desempenhar na reconstrução do Direito Constitucional brasileiro. A obra é da editora Lumen Juris. Mais informações pelo telefone (21) 2531-2199 ou no site www.lumenjuris.com.br.


Relação jurídica

Tendo como origem o trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Direito da UFRJ de Marcelo Dickstein, o livro cita obras clássicas e trabalhos recentes sobre o tema, e, por meio de linguagem acessível e didática, busca contribuir para o debate sobre a importância do comportamento das partes durante a relação jurídica, destacando a aplicação da surrectio e da suppressio, institutos pouco difundidos no Direito brasileiro. A obra é da editora Lumen Juris. Mais informações pelo telefone (21) 2531-2199 ou no site www.lumenjuris.com.br.


Reprodução assistida

Fruto da tese com a qual Ana Cláudia Scalquette obteve o título de doutora pela USP, o livro trata da reprodução assistida e suas possíveis consequências geradoras de instabilidade. Por meio de fatos e dados técnicos, a autora apresenta caminhos para possibilitar o convívio harmonioso entre o avanço da Medicina na área e a regulamentação necessária para a pacificação das relações sociais. Diversas questões são enfrentadas, buscando, com a contribuição de reflexões éticas, filosóficas e religiosas, evidenciar os impactos sociais, econômicos e jurídicos das novas formas de filiação e apresentar proposta de tutela específica sobre a matéria. O livro é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-055-7688 ou no site www.saraivajur.com.br.


Livro de cabeceira

Nilson Xavier*

Meu livro de cabeceira é Cem anos de solidão. Gabriel García Márquez nos leva a um mundo onde “o tempo não passa, gira em círculos”. Neste romance, temos mortos que vivem, chuvas de flores amarelas, borboletas que anunciam quando alguém irá aparecer, temos guerras, chacinas, esquecimento de uma população inteira, e também o desaparecimento de uma família que só poderia ter passado pela Terra, apenas por cem anos de solidão. Márquez me mostrou como um mundo de fábulas é bonito e, por vezes, me sinto tão saudoso daqueles personagens que migro para aquelas terras onde romance se passa. Um ótimo livro.

* Conselheiro da OAB/RJ


Abrir WhatsApp