03/08/2018 - 21:01

Número de atendimentos na Sala dos Advogados do Fórum Central bate recorde

03/08/2018 - 21:01

Número de atendimentos na Sala dos Advogados do Fórum Central bate recorde

Sessenta e um mil, setecentos e setenta e nove cafezinhos, para 79.568 usuários que em 2010 estiveram na Sala dos Advogados da OAB/RJ no Fórum Central. Dividindo o último número por 236 dias úteis, o resultado mostra que mais de 337 profissionais e estagiários utilizaram-se, a cada dia, dos serviços ali oferecidos – 27 computadores, rede sem fio de acesso à internet, copiadora, impressora, sala de acordo e café expresso. Os números impressionam e mostram a crescente procura dos profissionais: sete mil a mais do que em 2009, ou 600 a mais na média mensal.

Desde que foi reformada em junho de 2009 pelo projeto OAB Século 21, melhorando suas instalações e dobrando o número de computadores, a Sala dos Advogados no Palácio da Justiça havia aumentado em mais de 50% o número de usuários em relação a 2007 e a 2008. Março de 2010 registrou recorde de usuários: 8.650. Em breve, mais um serviço será oferecido, com a inauguração de uma sala equipada com dois computadores e impressora junto às dependências do plantão judiciário, no térreo, funcionando das 18h às 11h também nos fins de semana e feriados.

A chefe de secretaria da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap), Lacy Tavares, responsável pelos serviços da sala, coordena o trabalho dos funcionários Geraldo Couto, Vinicius do Nascimento, Cristina Tavares de Sá e Thiago Toledo no atendimento dos advogados. Ela conta que, nos dois computadores utilizados apenas para preenchimento da Guia de Recolhimento de Receita Judiciária (Grerj) eletrônica, chega a haver fila, todos os dias. “Ali um levanta e outro já senta no lugar, o movimento não para”, diz Lacy. “Logo, com o processo eletrônico, precisaremos de mais máquinas”, adianta.

Para a advogada Maria Teresa Costa Ferraz Borges, que usa a sala pelo menos uma vez por semana para fazer petições e consultar o andamento de processos, “o serviço é muito bom e facilita muito o trabalho”. O único senão, diz, tem sido uma certa lentidão na internet. Diego Carlos da Costa Nazareth, também advogado, acha a sala “ótima”. Ele também a utiliza pelo menos uma vez por semana. “É mais rápido consultar o andamento dos processos aqui do que na máquina do corredor. Também gosto do atendimento e do ambiente”, conta.

De acordo com o relatório preparado por Lacy, nos demais fóruns, as salas dos advogados registraram os seguintes números de usuários em 2010: TRF (Rua do Acre), 2.983; TRT, 31.660; Justiça Federal (Av. Venezuela), 4.438 e Justiça Federal (Av. Rio Branco), 5.620.