03/08/2018 - 21:01

OAB/PA faz mutirão para agilizar julgamento de processos internos

03/08/2018 - 21:01

OAB/PA faz mutirão para agilizar julgamento de processos internos

O ano de 2010 foi de grande avanço para os advogados paraenses. Em busca de mais agilidade administrativa, a OAB/PA, presidida por Jarbas Vasconcelos, organizou mutirão para acelerar o julgamento dos processos internos. Além disso, reformou e inaugurou diversas salas de advogados e sedes de subseções, e implantou um inovador serviço de visita virtual, que permite ao advogado manter contato com clientes presos em qualquer cadeia pública do estado.

Realizado pela primeira vez na história da instituição, o mutirão atingiu uma marca histórica. Foram julgados cinco vezes mais processos do que a média dos anos anteriores. A meta é zerar as pendências internas até fevereiro de 2011. Segundo o secretário-geral da OAB/PA, Alberto Campos, a maciça participação dos conselheiros foi fundamental para o sucesso da ação. “Eles atenderam a nossa solicitação. Muitos adiaram ou cancelaram outros compromissos para nos ajudar”, elogia.

No primeiro ano de gestão, a atual diretoria da OAB/PA fez, também, grande esforço para melhorar o cotidiano do colega que milita no interior do estado. No segundo semestre de 2010, foi inaugurada a nova sede da subseção de Altamira, que vai atender aos municípios da Transamazônica, e retomada a construção da subseção de Castanhal, que terá dois pavimentos e está sendo erguida em terreno de 800 m², doado pela prefeitura. Além disso, foram investidos R$ 50 mil em equipamentos de informática, entregues simbolicamente por Jarbas Vasconcelos, em cerimônia realizada na sede da Ordem, em Belém.

Cumprindo o compromisso assumido durante a campanha eleitoral, os dirigentes da OAB/PA buscaram implantar salas dos advogados nos fóruns e tribunais do Pará que ainda não contavam com esta infraestrutura. Hoje, a Ordem oferece o serviço em todas as 104 comarcas do estado e, pela primeira vez, também no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Todas elas passaram por reformas. Para isso, a OAB/PA buscou parcerias com Judiciário e prefeituras, e investiu em equipamentos de informática. “Temos reunido esforços para melhorar a qualidade da prestação dos serviços oferecidos para nossa classe, de forma a contribuir para a celeridade dos processos”, destaca Vasconcelos.

Efetivando a implantação de um inovador serviço de visitas virtuais, a Ordem assinou um termo de cooperação técnica com a Superintendência do Sistema Penal do Estado (Susipe) e a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa). Graças ao convênio, os advogados que estiverem em dia com suas obrigações terão à disposição, gratuitamente, toda a estrutura de telecomunicação da rede Navega Pará, que interliga os presídios à sede administrativa do Susipe, ao Tribunal de Justiça do estado, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, por meio da qual poderá conversar com seu cliente, preso em qualquer cadeia pública do estado que já esteja operando o sistema, através de terminal de videoconferência de alta resolução.