03/08/2018 - 21:01

OAB/RJ e Caarj prestam assistência a vítimas da tragédia na Serra

03/08/2018 - 21:01

OAB/RJ e Caarj prestam assistência a vítimas da tragédia na Serra

As fortes chuvas que a atingiram a Região Serrana do estado do Rio em janeiro deixaram, até o fechamento desta edição, cerca de 850 mortos, 9 mil desabrigados, além de mais de 500 desaparecidos. Os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis concentraram a esmagadora maioria das vítimas. A OAB/RJ participou ativamente do auxílio à população afetada, arrecadando e distribuindo donativos, e ajudando no resgate dos desabrigados. Além disso, a Seccional solicitou a suspensão dos prazos processuais e suspendeu temporariamente a cobrança da anuidade dos advogados das regiões mais atingidas.

Logo após a catástrofe, a Ordem e a Caarj se mobilizaram e, através de parcerias com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, a Unisuam, A Legião da Boa Vontade, o Metrô Rio, a Ancar (empresa responsável pela administra ção dos shoppings Nova América, Downtown, Rio Design, Botafogo Praia e São Gonçalo) e a Castrol, lançaram uma campanha e uma rede de postos para recolher donativos para as vítimas das chuvas. A Seccional destinou um de seus três micro-ônibus, que circulam entre a OAB/RJ e os tribunais, para o transporte dos donativos arrecadados. “Cumprindo seu papel institucional, a Seccional se juntou à mobilização da sociedade civil para emprestar o apoio possível não só aos advogados que vivem nas cidades atingidas, como a toda a população que foi vítima da tragédia”, afirmou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, que esteve em Nova Friburgo e Teresópolis, liderando uma comitiva da Ordem. Também presente aos dois municípios, o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz destacou ser importante que a assistência tenha continuidade. “Vamos acompanhar a ação do poder público até a recuperação total dos municípios”, disse.