03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

‘Participação dos advogados foi importantíssima’, afirma presidente da OAB/Teresópois

03/08/2018 - 21:01

‘Participação dos advogados foi importantíssima’, afirma presidente da OAB/Teresópois

'Participação dos advogados foi importantíssima', afirma presidente da OAB/Teresópois


Passado o primeiro momento, no qual a prioridade foi minimizar o sofrimento das vítimas, o presidente da OAB/ Teresópolis, Jefferson Soares, elogiou a solidariedade de todos os profissionais nos dias que se sucederam à catástrofe e afirmou que o momento é de análise das prioridades e de investimento consciente. A subseção terá papel fundamental na reconstrução da cidade e será responsável por indicar um membro nato do recém-criado Fundo Especial de Combate à Situação de Emergência e Calamidade Pública.

Para Jefferson, foi importantíssima a participação dos advogados junto às famílias em busca dos desaparecidos. "Os colegas orientaram as pessoas durante todo o processo, desde a assinatura de um termo de reconhecimento até a liberação dos corpos para o sepultamento", salienta ele. A atuação dos membros do Judiciário também foi objeto de elogios: "Todos os juízes do município se colocaram à disposição logo após as primeiras notícias da tragédia. A Defensoria e o Ministério Público também ajudaram bastante".

Segundo ele, as ligações da Central de Atendimento OAB/RJ-Caarj para os advogados da cidade e a presença da diretoria da Seccional diminuíram a sensação de abandono. "Gostaria de agradecer em nome, não só dos advogados, mas de toda a população de Teresópolis, pelo apoio e estrutura oferecidos pela Seccional", destaca.

A Subseção de Teresópolis continua atuando, junto com a sociedade civil, na separação e distribuição dos donativos, além de participar ativamente de reuniões do Fundo especial criado especificamente para gerir a verba disponível e atuar na recuperação da cidade. Jefferson informa que o acompanhamento será feito de perto. "Já contamos com mais de R$ 15 milhões entre doações feitas pelos governos federal, estadual e municipal, além das pessoas que contribuíram por conta própria. Temos nos reunido frequentemente com a prefeitura e com as outras entidades participantes do Fundo para decidir as prioridades de aplicação dos recursos", finalizou.


Abrir WhatsApp