03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

Tribuna Livre

03/08/2018 - 21:01

Tribuna Livre

Tribuna Livre

A partir desta edição, a Tribuna Livre levará mensalmente uma pergunta aos profissionais que militam nos fóruns do Rio de Janeiro. Para estrear o novo formato, no mês em que o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos assume a presidência do Tribunal de Justiça, nossa reportagem esteve no Juizado Especial Cível do Centro para saber:

O que os advogados e estagiários que militam nos juizados especiais esperam do novo presidente do TJ?

 

Funcionários

Ele tem que investir na contratação de mais pessoal para agilizar o andamento dos processos. O funcionamento dos JECs é lento e o principal motivo é a escassez de funcionários.

Mario Henrique Filho, advogado, 47 anos


Processos

Os JECs são muito lentos. O novo presidente tem que tomar providências cabíveis para acelerar o andamento dos processos nesses juizados.Eles foram criados para serem céleres e essa proposta não está sendo cumprida.

Zélia Conceição Fernandes, advogada, 54 anos


Pontualidade

O principal problema nos JECs é a falta de conciliadores e o consequente atraso nas audiências. Perdemos o dia todo aguardando, pois geralmente as audiências são transferidas para duas, três horas depois. Espero que o presidente aja para que a Justiça seja tão pontual como nós, advogados, temos que ser.

André Rodrigues, advogado, 35 anos


Concursos

A lentidão nos juizados especiais continua a mesma: processos parados e petições simples demoram meses para serem juntadas. A esperança é que, com o novo presidente, novos concursos sejam abertos e servidores novos sejam nomeados.

Bruno Cesar Borges, advogado, 29 anos


Mandados

O presidente deve procurar dar mais celeridade, no geral, aos juizados. Muitos colegas só recebem com o mandado de pagamento. E isso está demorando bastante. Melhorando essa situação, a satisfação dos advogados que militam aqui será muito maior.

Fabiano Peixoto Braga, advogado, 35 anos


Organização

Espero que o novo presidente dê uma solução aos juizados, porque estão um caos. Acabei de sair do III Juizado, procurando uma petição de outubro que está sumida. Já estive aqui várias vezes e o problema não foi resolvido. As varas cíveis estão andando mais rápido do que os juizados, e a proposta não era essa.

Genilsa Lemgruber, estagiária, 28 anos


Rapidez

Acredito que o novo presidente já esteja ciente do problema, mas precisamos de mais rapidez nos JECs, embora a atual gestão já tenha melhorado muito a situação. Em alguns locais o andamento ainda é muito lento, como é o caso dos juizados do Méier e da Veiga de Almeida. A lei prevê celeridade nos JECs, mas na prática não é isso que se observa.

Maria Cristina Frazão, advogada, 52 anos


Agilidade

Espero que os juizados passem agora a ser mais ágeis, que os processos terminem mais rapidamente e que os mandados de pagamento não demorem o tempo que vêm demorando nos últimos anos. Agilidade deve ser a palavrachave dessa nova gestão.

Tatiana Cavina, advogada, 34 anos


Abrir WhatsApp