03/08/2018 - 20:59

Em debate sobre juizados especiais federais, um alerta para a importância da inclusão digital dos advogados

03/08/2018 - 20:59

A digitalização de autos e o peticionamento eletrônico, inclusive para o STF, foram os destaques da palestra que o professor da PUC-Rio, da Uerj e da UFF Bruno Garcia Redondo proferiu na Escola Superior de Advocacia (ESA), sobre os juizados especiais federais. "A partir de janeiro, todos os autos dos processos serão feitos via web. Ou o advogado se cadastra e usa o computador, ou perde o prazo", alertou ele.

Outro tema abordado pelo professor foi a diferença, nos juizados estaduais e federais, quanto à necessidade de advogados. "Na esfera estadual, na qual o teto das causas é de 40 salários-mínimos, naquelas até 20 salários-mínimos, é facultada a contratação do profissional. Já nos JEFs, o limite vai até o teto das causas do tribunal, 60 salários", afirmou ele.

A palestra encerrou o ciclo promovido pela ESA no plenário da Ordem. O vice-diretor da Escola, Carlos José de Souza Guimarães, destacou o trabalho desenvolvido em 2009. "Essa nova administração resgatou o diálogo, fazendo com que a OAB/RJ voltasse ocupar seu lugar histórico junto às principais entidades da sociedade civil. Foram muitos eventos, e este fecha o ciclo de palestras com chave de ouro. Atualmente, na área federal, temos muitas novidades, como o processo eletrônico, e é oportuno discuti-las", disse Carlos José.