03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Livro de cabeceira

03/08/2018 - 20:59

Livro de cabeceira

Livro de cabeceira

 

Wanderley Rebello*

 

"Meu livro de cabeceira é Dom Quixote. O protagonista da obra é um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria, e que pretende imitar seus heróis prediletos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, fiel amigo, companheiro e escudeiro, que tem um perfil mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, Aragão e Catalunha. Nessas incursões, eles se envolvem em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. A loucura do protagonista começa quando passa a entender, como sendo realidades históricas indiscutíveis, as façanhas dos personagens dos livros. Ele se investe dos ideais cavalheirescos de amor, paz e justiça, e se prepara para sair pelo mundo lutando por tais valores. Escolhe um título para si mesmo, o de Don Quijote de la Mancha, apelida um cavalo velho e descarnado com o nome de Rocinante, e elege, como dama ideal de seus sentimentos, uma simples camponesa, a quem dá o nome de Dulcinea del Toboso, suposta dama de alta nobreza. Quem dera mais homens, loucos ou não, lutassem, como ele, pelo amor, pela paz e pela justiça!"

 

* Secretário-geral adjunto da OAB/RJ

 

 

Manual de Redação

 

Acaba de chegar à terceira edição o Manual de Redação - Redação oficial, ações e textos argumentos, de Nelson Maia Schocair. O livro, publicado pela Impetus e já atualizado de acordo com a reforma ortográfica, propõe um aprofundamento teórico da redação convencional e traz teorias e modelos de documentos como ofícios, memorandos, despachos e pareceres. Mais informações no site www.editoraimpetus.com.br.

 

 

Transformações do Estado e do Direito

 

 

Organizado por Sérgio Guerra e publicado pela FGV Editora, Transformações do Estado e do Direito - Novos rumos para o Poder Judiciário reúne textos que resultaram dos trabalhos e debates do programa de mestrado profissionalizante em Poder Judiciário da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas. O livro contém textos do próprio Sérgio Guerra e de Agostinho Teixeira de Almeida Filho, Joaquim Falcão, Luiz Roberto Ayoub, Márcia Regina Leal Campos, Monique Geller Moszkowicz e Ricardo Luiz Nicoli. Mais informações pelo telefone 0800-021-7777 ou no site www.fgv.br/editora.

 

 

Direito Processual Desportivo

 

 

O livro da professora Scheyla Althoff Decat faz um estudo do Direito Processual Desportivo em todas as suas nuances, abordando sua conceituação e seu objetivo, suas fontes, as formas de interpretação dos dispositivos da legislação desportiva, seus princípios e sua relação com o Direito Constitucional. Além disso, a obra traz uma análise do conceito de Justiça Desportiva e dos tipos de procedimentos adotados pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, entre outros temas. A publicação é da editora DelRey. Mais informações no site www.delreyonline.com.br.

 

 

Constitucionalismo e pós-modernidade

 

 

Escrito por Miguel Calmon Dantas, o livro é um dos mais completos estudos sobre o tema do constitucionalismo dirigente no Estado brasileiro. Na obra, o autor faz uma análise desde as origens do constitucionalismo moderno até o caminho das normas programáticas. A publicação é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone (11) 3335-2957 ou no site www.saraiva.com.br.

 

 

Patrimônio cultural e tutela jurídica

 

 

Coordenado por Flávio Ahmed e Ronaldo Coutinho, o livro reúne textos de 17 autores. Segundo os organizadores, a obra ajuda a demonstrar o dever coletivo de não somente proteger as manifestações culturais, mas de saber também que devem ter como parâmetro de valoração a dignidade da pessoa humana. A publicação é da editora Lumen Juris. Mais informações no site www.lumenjuris.com.br.

 

 

Antropologia jurídica

 

 

Antropologia jurídica, escrito por Gustavo Smizmaul Paulino, faz parte da coleção Roteiros jurídicos, da editora Saraiva. Na obra, o autor analisa assuntos como o homem e a evolução do conhecimento, a Antropologia Social, direitos fundamentais sociais, a relação da antropologia com o Direito, entre outros. Mais informações pelo telefone (11) 3335-2957 ou no site www.saraiva.com.br.

 


Abrir WhatsApp