03/08/2018 - 20:59

Nosso desafio é fazer uma gestão ainda melhor

03/08/2018 - 20:59

Nosso desafio é fazer uma gestão ainda melhor

'Nosso desafio é fazer uma gestão ainda melhor'

Após assinar o termo de posse e participar da primeira reunião com a nova diretoria, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, conversou com a TRIBUNA sobre seus planos para o triênio 2010/2012. Como anunciado já durante a campanha eleitoral, a preparação do advogado para a Era Digital será uma das principais metas da gestão, ao lado da intensificação do trabalho em defesa das prerrogativas.

"Nosso desafio é fazer uma gestão ainda melhor do que a primeira", afirmou Wadih, que pretende dinamizar a atuação das comissões e fortalecer o Tribunal de Ética e Disciplina (TED). "A Seccional tem que dar exemplo nessa área, zelando pela ética no exercício da profissão e punindo os maus profissionais", salienta ele. Leia, nos tópicos abaixo, os principais trechos da entrevista.

Defesa das prerrogativas - Vamos fortalecer a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), que fez um excelente trabalho na gestão anterior. A maior conquista nessa área certamente foi o fim da revista na porta do Fórum, que humilhava os advogados. Mas, no dia a dia, a Comissão atuou bastante, batendo recorde de atendimento a colegas desrespeitados no exercício da profissão.

Justiça mais eficiente - É inadmissível a lentidão que prejudica fortemente a população e os advogados. Continuaremos a nos valer de pressão e de diálogo para que os problemas sejam superados, como fizemos no mandato anterior com relação à revista na porta dos fóruns e ao sistema SAPWeb no TRT. Faremos desagravos, na porta de tribunais, a advogados desrespeitados por juízes.

Processo digital - Firmaremos convênios para advogados e estagiários obterem financiamento em condições facilitadas para a aquisição de computadores e equipamentos de informática e ofereceremos curso, de forma descentralizada. Isso tudo faz parte do projeto Fique digital, que já está capacitando e auxiliando os profissionais a se adaptarem a essa nova realidade.

Comissões - Queremos dinamizar o funcionamento das comissões. No primeiro mandato, algumas tiveram uma atuação intensa e constante, outras deixaram a desejar. Já designamos o tesoureiro Marcello Oliveira para ser uma espécie de coordenador-geral das comissões. Ele vai supervisionar todo o trabalho.

Atuação corporativa - A Ordem é essencial aos advogados, tanto ao dar suporte quando necessário, quanto no próprio apoio material. Vamos manter e aperfeiçoar projetos como o OAB Século 21, que investiu R$ 1 milhão na construção, reforma e compra de equipamentos para as salas de advogados; o Recorte digital, com cerca de 30 mil beneficiados; os cursos de formação profissional e atualização jurídica; os escritórios compartilhados; o transporte gratuito; o plano odontológico gratuito, cujo convênio acaba de ser renovado, e outros mais.

Atuação institucional - O papel institucional da OAB/RJ foi relegado a segundo plano durante muitos anos e retomado em nossa gestão anterior. Temos plena consciência de que a sociedade vê a nossa instituição como porta-voz da cidadania e dos direitos humanos, e vamos continuar honrando essa missão. Já neste início de mandato, temos nos pronunciado com firmeza em favor da criação da Comissão Nacional da Verdade e do esclarecimento de todos os crimes cometidos pelo Estado durante o período da ditadura militar. Sempre que o Brasil, ou o Rio de Janeiro, estiver diante de questões que afetam a sociedade, atuaremos com rigor.

Subseções - Daremos continuidade à modernização das sedes e salas dos advogados em todo o estado. Manteremos a relação republicana com os presidentes das subseções, que continuarão a ser ouvidos pela Diretoria da Seccional, e o rigor nos gastos com eventos. Cumprindo compromisso de campanha, vamos criar as subseções de Leopoldina, Seropédica e Japeri.

Apoio ao advogado - Além das iniciativas já mencionadas, vamos criar mais protocolos integrados em sedes da OAB/RJ para recebimento de petições; lutar pela aprovação do projeto de lei que estabelece honorários de sucumbência na Justiça do Trabalho, formulado pela Seccional e encampado pelo Conselho Federal; ampliar o Recorte digital, com Diários Oficiais de outros estados e fazendo com que a leitura ocorra também em nome de sociedades de advogados; exigir lisura nos concursos para magistratura, Ministério Público, defensorias e procuradorias, se necessário indo novamente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Valorização da advocacia - Promoveremos uma campanha de valorização da advocacia, cujo objetivo será aumentar a percepção da sociedade sobre a importância do advogado e do respeito às suas prerrogativas.

Jovens advogados - Lançaremos um pacote de apoio ao advogado no início da vida profissional e manteremos a política de anuidades diferenciadas para advogados com até cinco anos de inscrição.

Tribunal de Ética e Disciplina - Em que pesem os esforços do presidente João Batista Louzada Câmara, o trabalho do TED na primeira gestão infelizmente foi prejudicado por conta da cisão no antigo Conselho. E a OAB/RJ tem que dar exemplo nessa área, zelando pela ética no exercício da advocacia e punindo os maus profissionais. Daremos uma atenção especial ao TED.