03/08/2018 - 20:59

Pela primeira vez na história, OAB/RJ faz inventário de seu patrimônio móvel

03/08/2018 - 20:59

Pela primeira vez na história, OAB/RJ faz inventário de seu patrimônio móvel

O patrimônio da OAB/RJ está estimado em R$ 8.638.272,45, divididos entre 13.633 bens móveis, entre automóveis, equipamentos de informática, máquinas  e outros itens. Esse número é resultado de um minucioso trabalho de inventário, realizado pela primeira vez na História da Seccional. Parcela significativa do patrimônio é formada por computadores, móveis e utensílios. Além desses itens, a Ordem possui o prédio de sua sede e alguns imóveis que abrigam subseções - a maioria é alugada.

Para chegar a tal montante, uma empresa especializada foi contratada e visitou todos os espaços da Seccional, entre sede, subseções e salas dos advogados por todo o Estado do Rio. Todo o processo levou cerca de um ano, durante o qual todos os itens foram identificados, contados e receberam uma placa com número e código de barras, além disso, todos os bens foram comparados com as notas fiscais arquivadas no setor financeiro da Ordem.

"Houve uma diferença de apenas 0,8% entre o que estava registrado e o que encontramos, são bens que provavelmente podem ter se deteriorado com o tempo ou foram inutilizados. É um número muito bom, demonstra que estamos cuidando bem de nosso patrimônio", diz o superintendente da Seccional, Armando Assunção.

Para o vice-presidente Sérgio Fisher, que coordenou os trabalhos quando ainda era tesoureiro, na gestão anterior, agora a OAB/RJ poderá acompanhar, sua situação patrimonial, com controle de seus bens, sejam automóveis, computadores, mesas ou cadeiras. "Aumenta a sensação de transparência, o advogado fica sabendo no que o dinheiro das anuidades é empregado e como está sendo cuidado", conclui.

(ver quadro no flip desta edição)